Governo do Ceará autoriza obras do Sistema Adutor Canal do Trabalhador do Complexo Itapeim, em Beberibe

30 de maio de 2023 - 11:48 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Fotos

Iniciativa assegura abastecimento de água para comunidades de Beberibe, no Litoral Leste

Quase 4 mil pessoas serão beneficiadas com a implantação do Sistema Adutor do Canal do Trabalhador do Complexo Itapeim, em Beberibe. O Governo do Ceará realizou a assinatura da ordem de serviço na manhã desta terça-feira (30), com as presenças de autoridades, lideranças locais e moradores.

Representando o governador Elmano de Freitas, o assessor especial de Assuntos Municipais da Casa Civil, Artur Bruno, falou da importância da obra para garantir segurança hídrica para as mais de 400 famílias da região. “Beberibe é uma cidade turística, mas tem uma área rural muito importante. Essa adutora está vindo para resolver um problema que há décadas afeta as comunidades. O Estado trabalha para mudar isso. Hoje, temos, por meio da SRH, o melhor sistema hídrico no Brasil. Os outros estados vêm conhecer essa política pública”, ressaltou.

Também estiveram presentes o secretário dos Recursos Hídricos (SRH), Marcos Robério; o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque; o superintendente de Obras Hidráulicas (Sohidra), Paulo Ferreira; a prefeita de Beberibe, Michele Queiroz; e outras autoridades.

Água de qualidade

O sistema consiste da captação no canal do trabalhador, através de conjunto motor-bomba, flutuante, e percorre uma extensão aproximada de 13,83 km em tubulação até a ETA de Itapeim. Serão contempladas inicialmente as comunidades de Itapeim, Arataca, Andreza, Palmeira, Várzea Redonda, Várzea da Serra, Alto Alegre e Bom Sucesso.

A aposentada Eunice Miguel, 75, natural do Itapeim, relatou que, apesar das lagoas e rios que cercam a comunidade, a água que chega até as casas ainda não é adequada. “A gente usa a água, mas ainda não tá servindo. Às vezes também falta. Eu acredito que [a obra] será uma melhora muito grande para nós todos”.

Lilian Barros, coordenadora escolar e presidente da Associação de Moradores e Desenvolvimento do Itapeim, destacou que a adutora vai trazer mais dignidade e autoestima para as comunidades. “Há muitos anos as pessoas do Itapeim, bem como das comunidades adjacentes, sofrem com a questão da seca. Então, quando o inverno enche o rio Piranji, nós temos água, mas quando chega o verão, o rio seca, a gente ficava sem água potável, e sofremos muito. Agora, a esperança é que esse problema seja resolvido. É um momento de muita gratidão e felicidade. Nós agradecemos de coração”, disse.

Para transformar essa realidade local histórica, o Estado do Ceará investirá mais de R$ 4 milhões, afirmou o titular da SRH. “Vamos entregar essa obra o mais rápido possível. O objetivo do governador é acabar com o carro-pipa no Ceará, e temos buscado isso com o Governo Federal. A questão hídrica é nossa prioridade. Para isso, o Estado desenvolve o Malha D’Água, constrói barragens, entre outras ações. Queremos água de qualidade dentro das residências”, defendeu Robério Monteiro.

A prefeita de Beberibe falou da parceria e diálogo com o Estado para concretizar sonhos da população, como a adutora. “Em 2021, passamos um problema muito forte de água, porque o Piranji secou. Mobilizamos carros-pipa, perfuramos poços, mas não resolveu. Conversando com a comunidade, vimos que a saída era construir uma nova adutora. Hoje, estamos aqui para assinar a ordem de serviço e, se Deus quiser, não passaremos mais a situação de 2021. É um sistema de abastecimento que não vai depender da perenização do rio”, reforçou Michele Queiroz.