Maio Amarelo: Samu Ceará conscientiza a população sobre segurança no trânsito

30 de maio de 2023 - 14:57 # # # #

Fátima Holanda - Ascom Samu - Texto
Josias Jeronimo - Arte gráfica

O Maio Amarelo é uma campanha mundial que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito. E o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) no Ceará apoia a iniciativa, através do reforço à importância da prevenção de acidentes nas vias públicas. Entre janeiro e maio de 2022, o Samu Ceará atendeu 6.068 ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito. Neste ano, no mesmo período, o número aumentou para 7.217.

“O Samu Ceará, como serviço de atendimento de urgência e emergência, sabe da importância dessa prevenção de acidentes no trânsito. Os profissionais trabalham diariamente para salvar vidas. Lembro que a prevenção é a chave para evitar tragédias, preservar a saúde e a integridade física das pessoas”, afirma o coordenador da Central de Regulação de Urgências de Eusébio, Jefferson Oliveira.

De acordo com o boletim epidemiológico sobre Acidentes de Transporte Terrestre, divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará, dos 25.869 óbitos por acidentes de trânsito entre os anos de 2009 até 2022, a maior parte envolveu os motociclistas (39,1%), seguidos de vítimas por outros acidentes de transportes terrestre (25,3%), pedestres (18,7%) automóveis (13,0%), ciclistas (2,8%) e pessoas vítimas de veículo de transporte pesado (1,1%).

Por isso, o atendimento pré-hospitalar reforça a importância do uso do capacete, do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças, de acordo com a idade. É fundamental, ainda, respeitar os limites de velocidade, não usar o celular enquanto dirige e não consumir bebidas alcoólicas antes de assumir o volante.

“Juntos podemos fazer a diferença e contribuir para um trânsito mais seguro e humano. Cuide da sua vida e da vida dos outros. Respeite as leis de trânsito e dirija com prudência. O Samu Ceará está sempre à disposição para atender a população em caso de emergência, mas a prevenção é a melhor opção”, finaliza Oliveira.

O Samu Ceará realiza atendimento de urgência e emergência e possui a maior cobertura do Brasil, alcançando 183 dos 184 municípios cearenses. As equipes têm a responsabilidade de transportar pacientes aos hospitais e unidades de saúde.