Percursos Entrelaçados, Bonitinho Pra Chover e Uma História no Museu: confira programação da Pinacoteca do Ceará de 1 a 4 de junho

30 de maio de 2023 - 16:22 # # #

Gabriela Farias - Ascom Insituto Mirante de Arte e Cultura - Texto
Divulgação - Foto

De 1º a 4 de junho, a Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) – realiza programação com visitas mediadas voltadas para adultos e crianças. As exposições da mostra Bonito Pra Chover seguem abertas, de quinta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, das 10h às 18h. O acesso é gratuito.

Nesta quinta-feira (1º), das 16h às 17h, acontece mais uma edição dos “Percursos Entrelaçados: Corporeidades e Movimento”. A visita mediada convida o público a pensar sobre as obras que apresentam não apenas corpos, mas imagens que suscitam questões sobre o corpo, suas apresentações, representações e modos de dizibilidade nas exposições “Se Arar” e “Amar se Aprende Amando”. As inscrições são por ordem de chegada.

No sábado (3), os “Percursos Entrelaçados: Paisagens Disruptivas” levam os visitantes a percorrer as exposições da mostra Bonito Pra Chover pensando nas possibilidades poéticas de ruptura para sobrevivência e preservação de memória nas cidades. As inscrições também são por ordem de chegada e a visita mediada inicia às 16h.

Já no domingo (4), a ação formativa com crianças “Bonitinho Pra Chover” inicia às 11h. A atividade propõe um caminho orientado pela curiosidade dos pequenos de 4 a 6 anos que, por meio de um pequeno mapa, poderão imaginar mundos possíveis por meio da fabulação de obras das exposições da mostra Bonito Pra Chover. São 15 vagas para as crianças, cada uma acompanhada por um adulto responsável, e as inscrições são realizadas por ordem de chegada.

No período da tarde, das 16h às 17h, “Uma história no museu: Bicho – Antônio Bandeira” convida as crianças de 6 a 8 anos a embarcarem numa atividade lúdica que faz uso da contação de histórias sobre as obras em exposição. As inscrições para as 15 vagas também são realizadas por ordem de chegada.

Sobre a Pinacoteca

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

Serviço

Programação da Pinacoteca do Ceará – 01 a 04 de junho

Quinta-feira, 01.06
Percursos Entrelaçados: Corporeidades e Movimento
16h às 17h
Onde: Pavilhões expositivos – “Se Arar” e “Amar se Aprende Amando”
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras

Sábado, 03.06
Percursos Entrelaçados: Paisagens Disruptivas
16h às 17h
Onde: Pavilhões expositivos da Mostra Bonito Pra Chover
Classificação Indicativa: +12
Acessível em Libras

Domingo, 04.06
Ação Formativa com Crianças – Bonitinho Pra Chover
11h às 12h
Onde: Pavilhões expositivos da Mostra Bonito Pra Chover
Classificação Indicativa: Livre, crianças de 4 a 6 anos
Vagas: 15

Ação Formativa com Crianças – Uma história no museu: Bicho – Antônio Bandeira
16h às 17h
Onde: Pavilhões expositivos da Mostra Bonito Pra Chover
Classificação Indicativa: Livre – Crianças de 6 a 8 anos
Vagas: 15

Todas as atividades são gratuitas.
A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz:
Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando”. Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.