Porto Dragão segue com instalação performativa “MONO” aberta para visitação e recebe oficinas de percussão e escrita nesta semana

30 de maio de 2023 - 16:42 # # # # # #

Thayná Facó - Ascom Porto Dragão - Texto
Divulgação - Foto

Marcello Santos ministra um novo módulo da oficina Tambores Ancestrais e Beatriz França realiza oficina de produção literária de contos eróticos, com foco na vivência de mulheres e pessoas não-binárias

Música, literatura e performance marcam o início da programação de junho no Centro Cultural Porto Dragão e Hub Cultural do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Até o dia 19 de junho, segue aberta para visitação a instalação performativa MONO – Intercruzamentos de um percurso de diagnóstico e autorreconhecimento enquanto pessoa monocular, deficiência, potência e experimentação em arte contemporânea. A obra coletiva de Rafaela Vasconcelos, Levi Banida e Mariah Duarte, com produção de Arrudas, mistura experimentação em artes plásticas, ocupação urbana e compartilhamentos de uma narrativa de diagnóstico e autorreconhecimento enquanto pessoa com deficiência.

Além de materialidades como gravuras, colagens, cianotipia e outras criações táteis, a instalação conta com uma trilha sonora original na ambientação, audiodescrição do espaço, entrevistas com pessoas com deficiência visual disponíveis para escuta em fones de ouvido e texto impresso em braille.

Na quinta-feira (1), no Teatro B. de Paiva, Marcello Santos ministra um novo módulo da oficina Tambores Ancestrais, uma vivência que oferece informações percussivas e culturais das sociedades Fon, Iorubá e Jeje, sendo passados ritmos como Ijexá, Opanijé, Adarrum, Alujá, Sambas e Mina. Ao todo, são 25 vagas disponíveis e a inscrição custa R$ 60 por módulo, podendo ser realizada através do formulário disponível.

A partir de sábado (3), tem início a oficina de escrita erótica “Como lamber um conto”, com a escritora, cronista e contista Beatriz França. A partir de reflexões sensoriais sobre o erótico na vivência dos corpos de mulheres e pessoas não binárias, a formação técnica e experimental pretende apresentar as etapas de uma publicação independente: do processo de criação textual aos detalhes finais de distribuição de um produto literário.

Com quatro encontros realizados aos sábados (9h às 11h) e às quartas-feiras (18h às 20h), a oficina reserva suas vagas para pessoas que se identificam como mulheres cis, trans ou não-binárias, sendo priorizadas pessoas pretas, pardas e indígenas. A participação é gratuita e conta com ajuda de custo para as pessoas selecionadas. A inscrição pode ser realizada através do link.

Agenda da semana

Até 19 de junho
Instalação Performativa “MONO” – Intercruzamentos de um percurso de diagnóstico e autorreconhecimento enquanto pessoa monocular, deficiência, potência e experimentação em arte contemporânea
Parceria Temporada de Arte Cearense – TAC
Gratuito | Livre
Praça das Artes

01 de junho, quinta-feira, 19h30 às 21h30
Oficina “Tambores Ancestrais”
com Caravana Cultural Sons do Brasil
25 vagas | R$60/módulo
Inscrições
Teatro B. de Paiva

03 a 14 de junho
Sábados, de 9h às 11h
Quartas, de 18h às 20h
“Como lamber um conto”: Oficina de Escrita Erótica
com Beatriz França
Gratuito | 10 vagas
Inscrições até 31/5
Sala 14 – Multimídia 2

Mais informações em @oficina.comolamberumconto