SRH e Sohidra são homenageadas em Sessão Solene pelo dia do Geógrafo

30 de maio de 2023 - 17:04 # # # #

Ascom SRH - Texto e Foto

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira, 29 de maio, Sessão Solene para celebrar o Dia do Geógrafo. Durante a solenidade, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e a Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará (Sohidra) foram homenageadas pelos serviços prestados aos cearenses através de estudos geográficos. O assessor especial da Casa Civil para assuntos municipais, Artur Bruno e o reitor da Universidade Estadual do Ceará, Hidelbrando dos Santos também foram homenageados na Sessão Solene.

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, agradeceu a homenagem e intensificou a importância da geografia para o trabalho de gestão dos recursos hídricos. “O sistema de recursos hídricos trabalha com um Atlas Eletrônico que é referência entre os órgão de recursos hídricos do Brasil. A execução desse projeto tornou possível o acesso a uma quantidade significativa de informações sobre a geografia física do Ceará, dados esses de fundamental importância para a melhoria dos planejamentos administrativos, de infraestrutura hídrica e demais atividades”.

Geógrafo de formação, o superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira, se emocionou ao receber a honraria. “Os geógrafos são importantes em todas as áreas de estudo. Hoje, poder contribuir com o povo cearense através de um órgão importante como a Sohidra, prova a importância da profissão. Eu devo aos meus pais a minha formação e tudo que aprendi tento levar para ajudar os cearenses da melhor forma possível”.

Dia do Geógrafo

Comemora-se, no dia 29 de maio, o dia do geógrafo. O profissional formado em Geografia é responsável por estudar, analisar e compreender a lógica de produção e transformação do espaço humanizado, bem como a relação desse com o meio natural. Assim, a pertinência do geógrafo é a abordagem da interação entre natureza e sociedade.