Lia de Freitas é palestrante do 1º Fórum Ceará em Debate de 2023

31 de maio de 2023 - 16:05 # # # #

Pádua Martins - Ascom Ipece - Texto
Ascom Casa Civil - Foto

Evento, que tem como tema “Os desafios por um Ceará sem fome”, é uma promoção do Ipece

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), dentro das comemorações dos seus 20 anos de criação, realiza o 1º Fórum Ceará em Debate 2023 (Ciclo Especial), que tem como tema “Os desafios por um Ceará sem fome”. A palestrante é a primeira-dama do Estado do Ceará, Lia de Freitas, que está à frente da estruturação do Programa Ceará Sem Fome do Governo do Ceará. Ela é formada em Administração e Administração Pública, mestra em Planejamento e Políticas Públicas e Acadêmica de Medicina. O Evento, que conta com a participação do diretor de Estudos Sociais do Ipece, José Meneleu Neto, vai ser realizado na próxima sexta-feira (2), no auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão (3º andar), a partir das 14h30.

O Ceará Sem Fome é um programa permanente de combate à fome no estado do Ceará, que reúne o trabalho e os esforços de diversas instituições (públicas e privadas) e o engajamento da sociedade civil. O programa é lei e vai criar, desenvolver e realizar ações e políticas públicas para alimentar de forma saudável a população mais carente do Estado. Aliás, o projeto de lei que criou o Programa Ceará Sem Fome foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Proposta pelo Governo do Ceará, a iniciativa também instituiu a criação de uma rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeição (USPR), que contribuirão para o combate à fome no estado.

O combate à fome é considerado prioridade máxima da atual gestão, nacional e estadual. A ideia é que haja uma atuação coordenada e concorrente de diversos órgãos e entidades estaduais, com participação da sociedade civil em torno da formulação de políticas públicas que consigam efetivamente levar comida à mesa de milhares de cearenses mais carentes.