Mundo SSPDS aproxima a população e promove intercâmbio das Forças de Segurança

31 de maio de 2023 - 12:57 # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

No mês em que a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) comemora os seus 26 anos, a pasta recebeu a população, nesta terça-feira (30), na segunda edição da exposição Mundo SSPDS, promovendo onze apresentações abertas ao público, no palco montado na quadra da Secretaria, além de divulgar o trabalho e os equipamentos dos profissionais das Forças de Segurança expostos em doze estandes dos órgãos de Segurança e coordenadorias da Secretaria da Segurança Pública.

“A exposição Mundo SSPDS representa um verdadeiro laboratório de experiências para o público em geral e uma oportunidade única para que os mais diversos agentes da Segurança Pública interajam num único espaço. Isso representa muito mais que a estrutura montada para receber o público aqui na Capital. São estudantes de escolas, públicas e privadas, desenvolvendo confiança, a partir de um primeiro contato, nas Forças de Segurança e um intercâmbio de conhecimento ocorrendo presencialmente durante todo o dia”, informou o secretário Samuel Elânio.

A segunda edição da feira contou com exposições e participação de membros da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Também participaram a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da SSPDS.

“É importante conhecer de perto como tudo funciona, ao invés de apenas ficar vendo de longe o trabalho deles (bombeiros militares)”, elogia Iana Carvalho, de 25 anos. É a primeira vez que ela e a filha, Sofia Alves Carvalho, de 8 anos, visitam a Mundo SSPDS. A pequena ficou impressionada com print view, um equipamento utilizado em casos de incêndio em ambientes fechados. Com um bastão, contendo câmera e sensores acoplados, os bombeiros visualizam, por meio de uma tela, a situação de um sinistro e traçam a melhor estratégia de resgate das vítimas.

“Para nós, da Polícia Militar, é um momento ímpar poder apresentar à população todo o trabalho realizado, pelos mais diversos grupamentos, que se fazem presentes aqui nesta feira, em prol do Estado”, agradeceu a oportunidade o 2o Tenente Regilânio do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da PMCE. “Essa aproximação é importante para que a população conheça um pouco mais sobre as nossas equipes policiais e o nosso trabalho, como também para que possamos ouvir do público como podemos servir e proteger melhor a sociedade”.

Realidade virtual

“Já joguei outros jogos, mas nada como isso”, é como Andrey Linhares, de 14 anos, narra a própria experiência de realidade virtual no estande da Polícia Civil. O estudante do 9º ano de uma escola privada, próxima à Secretaria de Segurança Pública, foi incentivado pelos educadores a visitar a feira e ficou espantado com o que viveu ali.

Com um óculos de realidade virtual, Andrey embarcou numa batalha contra drones e experimentou o reflexo exigido dos policiais. “Experiências como essa aproximam a população do trabalho do policial e demonstram o quanto eles precisam de agilidade e preparo físico para poder atender a população”, ponderou.

No estande da PC-CE, os visitantes puderam conhecer também o armamento utilizado pelos policiais civis como fuzis de diversos calibres, arma teaser, granadas, escudo e capacete balísticos e material de arrombamento.

(Re)encontros

Como na primeira edição, no ano passado, a Feira Mundo SSPDS não é apenas uma oportunidade para os visitantes conhecerem o trabalho realizado pelas Forças de Segurança em prol da população. O movimento dos expositores cruzando os boxes demonstra que ali há uma boa chance de rever amigos e professores da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e aproveitar o atendimento prestado pela Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips).

“Deu para relaxar um pouquinho e tirar a tensão dos ombros”, é a primeira coisa que a auxiliar de perícia Renata Barros, 31 anos, conseguiu dizer logo após receber uma massagem rápida. No boxe da Pefoce, é ela quem demonstrava como é possível extrair impressões digitais de folhas de papel e plástico. A técnica, que contribui para a elucidação de crimes, no entanto, não está na feira só por isso: “É importante se aproximar da população, mas também dos nossos órgãos-irmãos”, enfatizou.