Centro de fisioterapia da unidade de AVC é inaugurado no Hospital Regional Norte

1 de junho de 2023 - 10:50 # # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN

HRN inaugura unidade de AVC, em Sobral

A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, inaugurou neste mês de maio um centro de fisioterapia. O objetivo é reabilitar os pacientes ainda durante a internação. O hospital, unidade da Secretaria da Saúde (Sesa), conta com 20 leitos para casos de AVC agudo e subagudo. Há ainda serviço de ambulatório para os pacientes egressos.

O fisioterapeuta do HRN, Romário Carvalho, explica que o processo de reabilitação tem início ainda na unidade hospitalar. A escolha dos pacientes que terão seu processo iniciado mais precocemente se dá a partir da avaliação da escala NIHSS, que avalia os déficits neurológicos relacionados ao AVC agudo. É necessário ainda que o paciente não esteja em vigilância pós-trombólise, utilizando drogas vasoativas em altas doses ou com repercussões pulmonares ou cardíacas, diretas ou indiretas.

Os efeitos da fisioterapia iniciadas previamente são fundamentais para o desenvolvimento dos pacientes, segundo Carvalho. “O corpo humano não foi feito para ficar parado. Quando o paciente tem limitações por conta de enfermidades como o AVC, é necessário que o início de sua reabilitação seja o mais breve possível, a fim de minimizar possíveis sequelas”, explica. Entre as terapias disponíveis no centro de fisioterapia, “o HRN dispõe de diversos equipamentos, para fortalecimento muscular, treino de marcha e estimulação proprioceptiva, além aparelhos de eletroestimulação e prancha ortostática”, completa.

O agricultor José Deoclecio Pereira, 59, de Bela Cruz, a cerca de 100 km de Sobral, chegou ao HRN com suspeita de AVC dentro da janela do início dos sintomas. Ele lembra que sentiu a visão turva e teve um quadro de afasia (dificuldade de falar, apesar de compreender tudo ao seu redor). “Eu estava dirigindo e minha esposa percebeu que havia algo de errado. Viemos logo para o Regional”, lembra.

Após avaliação e exames de imagem, Pereira passou pela trombólise endovenosa, tratamento mais eficaz para o AVC isquêmico quando realizado nas primeiras 4 horas. Ainda durante a internação, o paciente foi acompanhado pela fisioterapia. “O hospital é ótimo e essa fisioterapia tem me ajudado muito não só (na recuperação) do AVC, mas também serve para minhas dores da artrite reumatóide”, conta.

Centro especializado

O serviço de AVC do HRN funciona com neurologistas de plantão e equipe treinada para o atendimento a esse perfil de pacientes. Há ainda a disponibilidade de exames de imagem para identificar lesões, além de procedimentos com equipamentos e técnicas antes disponíveis apenas em Fortaleza. “É um centro médico de extrema importância. Nosso HRN é pioneiro nesse serviço de saúde tão essencial para a população, e que atende toda a região, com 55 municípios atendidos”, reforça o diretor geral do HRN, Carlos Hilton Soares.

Os pacientes chegam à unidade via Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ou pela emergência do HRN. A equipe multidisciplinar do serviço conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos.

O coordenador médico da unidade de AVC, Dr. Espártaco Ribeiro, ressalta a importância de proporcionar essa especialidade no HRN. “Temos um centro de cuidados e fazemos atendimentos que possam prevenir, reverter e recuperar ao máximo os pacientes propensos ao AVC, uma das principais causas de morte no Brasil “, aponta.