Corpo de Bombeiros dá dicas de prevenção na utilização de fogos de artifício

1 de junho de 2023 - 15:16 # # # # #

Ascom CBMCE - Texto


Tradicionalmente, os fogos de artifício são usados para celebrações, festividades, para iluminar o céu e encantar os espectadores. No entanto, o uso inadequado desses artefatos explosivos pode resultar em acidentes graves e danos à propriedade. Neste período de festas juninas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) dá dicas de prevenção essenciais para garantir que a utilização de fogos de artifício seja segura e responsável.

Costumeiramente os fogos são disparados por pessoas inabilitadas, o que aumenta a possibilidade de acidentes. Mesmo o material menos potente pode ser suficiente para causar queimaduras e machucar quem está portando o artefato ou as pessoas ao redor. Nesse período festivo também aumentam os casos de acidentes envolvendo a utilização desse tipo de material.

Acidentes como queimaduras, incêndios e pânico provocados pelos estampidos são comuns nessa época do ano entre as pessoas que utilizam fogos de artifício. Diante dos problemas citados, o Corpo de Bombeiros vem esclarecendo as pessoas sobre o uso dos diversos tipos e modelos de fogos, bem como repassando orientações de algumas dicas de segurança.

Para melhor aproveitar as festas juninas, recomenda-se substituir a brincadeira de fogos por outras. Mas se a pessoa insiste em usá-los, existem alguns cuidados básicos a serem tomados. Confira:

Dicas de Segurança

1 – Somente adquira fogos de artifícios em locais devidamente autorizados pelo Corpo de Bombeiros, pois estão liberados para comercialização dos respectivos produtos e sempre confira o certificado de garantia;

2 – Leia atentamente o rótulo de segurança e data de validade dos artefatos no momento da compra e durante sua utilização;

3 – Mantenha caixas de fósforos e/ou isqueiros em locais fora do alcance das crianças;

4 – Nunca solte fogos em ambientes fechados, e quando o fizer em ambientes abertos, atente para sua segurança e a dos outros. Obedeça rigorosamente as instruções da embalagem;

5 – Ingestão de bebida alcoólica e fogos não combinam;

6 – Para a queima de rojões utilize um suporte adequado e o mantenha fora do alinhamento do seu corpo, bem como sua projeção inclinada para uma área segura;

7 – Cuidado com o efeito retardado. Os fogos podem falhar temporariamente; se isso ocorrer considere o artefato ativo;

8 – Não acenda bombas na mão, utilize uma base segura e o acenda com segurança;

9 – Não coloque o artefato em bolsos;

10 – Evite soltar fogos próximos a rede de energia elétrica, a hospitais e a locais de concentração de público;

11 – Em caso de queimaduras, procure aliviar a dor imergindo a parte afetada em água potável e se necessário procure imediatamente auxílio médico. Caso precise, entre em contato no 193. A ligação é gratuita.

Nos animais, os principais problemas causados em decorrência do barulho de fogos de artifício são reações comportamentais como estresse e ansiedade. Há casos que se resolvem apenas com o uso de sedativos ou podem culminar em danos físicos e até morte.

Alerta!

Sobretudo, os fogos montados em grupos conhecidos como baterias com disparos repetidos e simultâneos caracterizam shows pirotécnicos e só devem ser realizados por profissionais habilitados, conhecidos como “blasters”.

Ainda assim, os blasters são técnicos na área e com formação para atuar com esses materiais. Assim, as casas de fogos credenciadas pelo CBMCE têm técnicos habilitados para realizar e orientar o uso desse material específico.

Outro fator importante a destacar é quanto à origem dos fogos. Materiais de origem duvidosa, vendidos em semáforos constituem um risco, por não haver controle desde a fabricação, transporte e guarda desses artefatos, podendo causar acidentes.

Como agir em casos de acidentes

Em caso de queimaduras causadas por fogos de artifício que apresentem apenas vermelhidão, a orientação é fazer uma compressa de água fria no local afetado para esfriar a região e, em seguida, cobrir com um pano limpo. Enquanto nos casos de lesões mais graves, que apresentem bolhas, inchaço, secreção ou lesões causadas por explosão próxima ao rosto ou que tenham provocado “esmagamento” da mão, a orientação é procurar socorro médico o mais rápido possível.

Em todos os casos é preciso deixar de lado as “receitas caseiras” como passar pomadas, manteiga, pó de café ou creme dental, pois estes produtos só aumentam as chances de infecção no local afetado.