Porto Iracema das Artes realiza primeira edição do “Leituras Pretas” com debates de textos de bell hooks e Grada Kilomba

1 de junho de 2023 - 14:30 # # # #

Marina Solon - Ascpm Porto Iracema das Artes - Texto
Divulgação - Foto

Grada Kilomba

A Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria de Cultura do Ceará, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza a primeira edição do “Leituras Pretas”, atividade que promove reflexões sobre textos de autoras negras. A mediação é de Maíra Abreu Rocha, coordenadora do Programa de Formação Básica em Artes Cênicas da Porto Iracema; Camila Alves, coordenadora do Programa de Formação Básica em Artes Visuais; e de Aline Albuquerque, coordenadora do Laboratório de Artes Visuais. Gratuito e aberto ao público, o evento ocorre nesta sexta-feira (2), às 17h, no Pátio da Escola. O “Leituras Pretas” ocorre em parceria com a Secretaria da Igualdade Racial do Ceará e visa ainda relacionar textos de autoras negras com linguagens artísticas. Neste primeiro encontro, os textos se relacionarão com o teatro.

Não é necessária a leitura prévia dos textos para participar da atividade, que terá início com uma leitura coletiva do texto “Racismo e Feminismo: A questão da responsabilidade”, parte do livro “ E eu não sou uma mulher? – Mulheres Negras e o Feminismo” da autora estadunidense bell hooks. Em seguida haverá a exibição do vídeo com a leitura cênica de “Memórias da Plantação”, da multiartista portuguesa Grada Kilomba. Ambos os textos trazem debates sobre raça e gênero.

A coordenadora do Programa de Formação Básica em Artes Visuais, Camila Alves, dá mais detalhes do evento. “Leituras Pretas é um programa de leitura coletiva com objetivo de promover letramento racial para todos os públicos e em nossa comunidade escolar. Durante o ano vamos ler algumas das obras de bell hooks e compor relação com outras escritoras e artistas negras nacionais e internacionais, compreendendo as imagens e as demais produções dessas artistas também como textos, a serem lidos e debatidos em coletivo. Com esse programa de formação continuada buscamos construir escutas sensíveis a respeito de assuntos tão importantes em nosso contemporâneo, a partir da escrita precisa e fundamental de bell hooks e assim redesenhar presentes e futuros”, finaliza.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há quase dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes realiza primeira edição do “Leituras Pretas”, trazendo debates de textos de bell hooks e Grada Kilomba
Onde: Pátio da Escola (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Quando: Sexta-feira, 02 de junho
Horário: 17h
Gratuito e aberto ao público