Secult Ceará abre inscrições para Edital Mecenas do Ceará

1 de junho de 2023 - 17:16 # # # #

Ascom Secult - Texto

O objetivo do edital é selecionar projetos artísticos e culturais de todo o Ceará, aptos a serem incentivados via renúncia fiscal. As inscrições estão abertas de 1ª a 30 de junho de 2023, pelo site de editais da Secult

Com objetivo de selecionar projetos culturais de todo o Ceará aptos a captarem recursos junto a empresas via renúncia fiscal por meio do Mecenato Estadual, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) abre as inscrições do XV Edital Mecenas do Ceará.

Os projetos deverão envolver a produção de bens e/ou serviços relacionados a pelo menos uma das seguintes áreas culturais: Artes integradas (projetos que contemplem mais de uma linguagem artística); Áreas Técnicas; Arte cultura digital e jogos; Artes visuais; Fotografia; Audiovisual; Cultura alimentar; Circo; Dança; Design; Economia criativa; Literatura, livro e leitura; Moda; Música; Patrimônio material e imaterial; Performance; e Teatro. Poderão ser submetidos projetos iniciantes ou de continuidade. As inscrições estão abertas de 1ª a 30 de junho de 2023, pelo site de editais da Secult.

Em sua 15ª edição, o edital se configura como uma ação permanente da política cultural no Ceará, para fortalecer o setor cultural como eixo de desenvolvimento social e econômico, em parceria com o setor privado.

Entre os objetivos estão: fomentar os processos de criação, produção, difusão, formação, pesquisa, intercâmbio e fruição das expressões artísticas no âmbito da diversidade cultural cearense; contribuir para o fortalecimento das ações de salvaguarda do patrimônio material e imaterial do estado do Ceará; incentivar a sustentabilidade de artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses; colaborar com o fortalecimento do circuito e do calendário cultural e turístico do estado do Ceará; e preservar e observar os Direitos Culturais.

Podem participar da seleção pessoas físicas, maiores de 18 anos, residentes e domiciliados no Estado do Ceará há pelo menos um ano, com atuação comprovada nas áreas artísticas e culturais contempladas, ou pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, com efetiva constituição e atuação há pelo menos um ano no Estado do Ceará, que apresentem em seus atos constitutivos finalidade ou atividade nas áreas artísticas e culturais.

Inscrições

As inscrições para o XV Edital Mecenas do Ceará são gratuitas e realizadas exclusivamente online pelo site, no período de 01 a 30 de junho de 2023, até às 23h59, horário local. Não serão aceitas, para efeito de inscrição, propostas entregues presencialmente na sede da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará ou materiais postados via Correios.

Cada proponente poderá inscrever até duas propostas de projeto neste Edital. Entretanto, só será emitida autorização para captação para um projeto por proponente. Todos os proponentes deverão estar cadastrados no Mapa Cultural do Ceará, no endereço eletrônico.

Serviço

XV Edital Mecenas do Ceará
Período de Inscrições: 01 a 30 de junho de 2023
Mais informações