Assinaturas avançadas são atualizadas para aprimorar segurança digital

2 de junho de 2023 - 16:42 # # # #

Ascom Jucec - Texto

Etapas de verificação de identidade passam por alterações para reforçar segurança durante a assinatura digital

No último mês, a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), em parceria com o Convênio Redesim Conectada, promoveu atualizações no funcionamento das assinaturas avançadas do Registro Digital. O objetivo da alteração é reforçar a segurança digital no momento da assinatura, a partir de um novo sistema de verificação e confirmação de identidade.

Dentre as mudanças realizadas, está o fim do envio do código de assinatura para o e-mail, sendo possível o envio apenas via SMS e para o aplicativo do Gov.br. Em caso do usuário não receber o código, é recomendado verificar se o aplicativo está instalado e com as notificações ativadas, ou apagar e reinstalar o aplicativo em caso de erros. O número de celular que será enviado o SMS é o mesmo que está vinculado à conta do Gov.br.

Devido a essa nova versão das assinaturas avançadas, não será exibido no termo de autenticação qual tipo de selo de confiabilidade o usuário utilizou para assinar o processo, pois o controle deste selo passa a ser de responsabilidade do ITI/Gov.br. Portanto, nos termos do registro digital, a mensagem que passa a aparecer é “Assinado utilizando assinaturas avançadas”.

O vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, ressalta a importância de reforçar a segurança no campo digital, e explica: “a medida foi desenvolvida para garantir mais segurança aos tomadores de serviços da Jucec no momento de realizar a assinatura digital. Hoje, todos os registros empresariais são realizados de forma virtual, o que justifica o constante trabalho de aprimoramento das ferramentas a fim de continuar oferecendo um serviço de qualidade e confiabilidade ao cidadão”.

Observações importantes para ajudar o requerente a receber o código de autenticação:

O Código de segurança será enviado via SMS ou APP do GOV.BR. O Código NÃO será enviado para o e-mail cadastrado;

Não será mais exibida a informação de qual tipo do selo de confiabilidade o usuário utilizou para assinar o processo. Este controle do selo agora é de responsabilidade do ITI/GOV.BR

No termo de autenticação também não virá mais a informação do tipo do selo de confiabilidade utilizado para assinar o processo. Este controle do selo agora é de responsabilidade do ITI/GOV.BR

Nos termos do registro digital em que o usuário assinou ficará com o novo texto: Assinado utilizando assinaturas avançadas (Este controle do selo agora é de responsabilidade do ITI/GOV.BR)

A função “Selos de confiabilidade” presente no Portal de Serviços direcionará o requerente para a página do “gov.br” para que possa ter acesso a todas as informações relacionadas aos selos de confiabilidade;

CASO O USUÁRIO NÃO RECEBA O CÓDIGO:

Verificar se o usuário que tem o aplicativo gov.br instalado (com as notificações habilitadas);

Reinstalar o aplicativo do gov.br e habilitar as notificações.

O usuário que não tem o aplicativo recebe o código via SMS, no número do celular informado na conta gov.br. Conferir na conta do gov.br o número do celular cadastrado. https://sso.acesso.gov.br/;

Caso o requerente tenha o aplicativo instalado, com a notificação liberada e receba o código via SMS, poderá reinstalar o aplicativo gov.br. Isto ocorre porque o dispositivo não foi vinculado a conta gov.br.