Cogerh e Programa Cientista Chefe discutem avanços de Projeto sobre Alocação Negociada de Água

2 de junho de 2023 - 14:36 # # # #

Ana Luiza Soares - Ascom Cogerh - Texto

A Cogerh e o Programa Cientista Chefe dos Recursos Hídricos promoveram, nesta semana, um seminário para apresentação do Projeto ALOCAR para tratar dos avanços e reflexões sobre a política de Alocação Negociada de água no Ceará, com participação de técnicos de todas as instituições que compõem o Sistema de Recursos Hídricos Estadual.

O Projeto, por meio do Programa Cientista Chefe da Funcap, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Cogerh, vem se debruçando sobre esta metodologia para indicar melhorias e garantir mais segurança hídrica aos cearenses.

A Alocação Negociada de Água é a concretização da operação participativa dos reservatórios. Esse modelo de gestão só veio a ser possível com a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos, que trouxe significativas melhorias no processo de definição da operação dos açudes, isto é, da quantidade de água que esses reservatórios liberam.

“A alocação negociada define quem produz e qual tipo de riqueza será produzida. Quem define onde vai a água, de forma estratégica, decide também o desenvolvimento econômico da região. Essa é a discussão fundamental para os Comitês de Bacia. Eles são entidades ligadas ao estado e não devem se comportar de forma privada, mas sim como um grupo que atua pela gestão coletiva dos recursos hídricos. Portanto, os Comitês devem ser apoiados pelo Estado”, explicou Francisco Assis, cientista-chefe de Recursos Hídricos do Ceará e coordenador do Projeto.

Histórico, diagnóstico e análise

Durante os dois dias de evento, foram debatidas questões relativas ao histórico, diagnóstico e análise da alocação, além dos conflitos pelo uso da água, participação social como estratégia de mediação, regime hidrológico, impactos da seca, instrumentos de gestão e os riscos e incertezas para o futuro.

Além disso, foram apresentados estudos sobre o Relatório de Cálculo das Afluências aos Reservatórios Estratégicos, que padroniza a metodologia para geração de vazões e sobre os Planos de Gestão Proativo de Seca já trabalhados em diferentes hidrossistemas cearenses, em que são desenvolvidas ações para gestão de recursos hídricos em situação de escassez, aperfeiçoando o planejamento nas regiões.

Para assistir às apresentações, acesse aqui o canal do YouTube do Programa Cientista Chefe dos Recursos Hídricos.

“O trabalho em parceria com o Programa Cientista Chefe tem dado resultados muito importantes para a Companhia, como os Planos de Recursos Hídricos das 12 regiões hidrográficas do Estado”, elogiou o Diretor de Planejamento da Cogerh, João Lúcio Farias.

Para Tércio Tavares, Diretor de Operações da Cogerh, essa parceria é aumentada para garantir sustentabilidade a longo prazo das instituições parceiras e da Cogerh.

“Essa cooperação entre os entes públicos e a Academia é vital, tornando a linguagem, muitas vezes inconcebível, em algo de fácil compreensão. Muitas vezes, contratamos empresas de fora que não deixam um legado tão grande na instituição, enquanto, com a Academia, o serviço é mais em conta e com melhor qualidade, deixando tecnologia dentro da nossa empresa”, afirmou o Diretor.