Mais Nutrição: Entidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha recebem doação de roupas e calçados

2 de junho de 2023 - 15:59 # # # #

Ascom SPS - Texto e fotos

“O Programa Mais Nutrição é hoje uma referência para todo o Brasil porque já levou mais de três milhões de quilos de alimentos para a mesa dos cearenses em situação de vulnerabilidade. Ao longo destes quatro anos, arregaçamos as mangas e trabalhamos para que as famílias cearenses pudessem ter comida na mesa. Nossa missão é combater o desperdício e garantir uma alimentação segura e adequada para nossas crianças e adolescentes. Estamos aqui hoje beneficiando as 34 associações que integram o programa nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha”, destacou a titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, durante a entrega dos 220 kits de vestuário, 654 itens entre roupas e calçados, masculino e feminino e duas toneladas de alimentos. A entrega ocorreu na fábrica do Mais Nutrição, na Central de Abastecimento (Ceasa), no Cariri.

A gestora lembrou que dentre os itens desta entrega estão: roupas, sandálias e tênis diversos apreendidos em operações de fiscalização tributária e fiscal pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) e doadas à SPS, para distribuição às famílias vulneráveis. “Outros lotes de mercadorias semelhantes foram distribuídos para famílias atingidas pelas chuvas, no início do ano e a ideia é sempre ir ampliando as doações a partir desta parceria entre poder público, permissionários e ONG’s, que fazem um trabalho bonito e voluntário nas comunidades”, frisou Onélia Santana.

Além dos itens de vestuário, foram entregues 2.158 quilos de alimentos arrecadados pela campanha Ingresso Solidário, desenvolvida pela Secretaria da Cultura do Estado, com apoio da SPS e da Defesa Civil. Os alimentos são arrecadados a partir de doações na rede de equipamentos culturais do Estado.

Cláudia Lima é diretora de eventos da entidade Movimento Consciência Jovem (MCJ), de Juazeiro do Norte, umas das entidades beneficiárias do programa. “Essas doações vão nos ajudar bastante porque atendemos um público de 86 pessoas, que é bem diverso, com crianças, jovens, adultos, idosos e moradores de rua. Com as doações que recebemos do programa Mais Nutrição entregamos cestas básicas, fazemos lanches para servir entre uma atividade e outra, e assim vamos levando mais qualidade de vida às pessoas que nos procuram”, ressaltou Cláudia Lima.

Ana Claudia Nascimento é de Barbalha e mora no bairro Mata do Judas com os seus quatros filhos. Ela conta que o Mais Nutrição tem feito muita diferença na vida das famílias mais vulneráveis da sua comunidade. “Só a gente sabe o que é não poder comprar uma chinela nova quando a velha quebra e essa doação tanto de roupas quanto de calçados vai nos ajudar muito, porque muitas vezes o dinheiro que entra só dá para a comida e olhe lá”, lembrou Ana Claudia.

Segurança Alimentar

O Mais Nutrição já distribuiu alimentação saudável e nutritiva a cerca de 30 mil pessoas, vinculadas a 134 entidades comunitárias e cozinhas sociais, reduzindo a fome de milhares de famílias nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, e do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, no Cariri. Os produtos são doados à SPS, por permissionários e entidades públicas e privadas, nas sedes do Programa, nas centrais de abastecimento (Ceasa) de Maracanaú e Barbalha.

O programa busca também combater o desperdício, estimular o aproveitamento e repasse de alimentos excedentes, em condições adequadas de consumo; incentivar a própria produção domiciliar e comunitária, bem como promover o abastecimento e a distribuição, garantindo o alimento como direito constitucional da população.