Secretaria da Saúde realiza oficinas para elaboração do plano estratégico para os próximos quatro anos

2 de junho de 2023 - 16:23 # # # #

Kelly Garcia - Ascom Sesa - Texto
Saulo Cruz - Arte gráfica

Nos próximos dias 5 e 6 de junho, a Secretaria da Saúde promove o Planejamento Estratégico da Sesa 2027 com a participação de representantes das unidades assistenciais de saúde, áreas descentralizadas de saúde, superintendências regionais, lideranças da Sesa, Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS), Controle Estadual de Saúde (Cesau), Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). O evento ocorre na Escola de Saúde Pública do Ceará e tem por objetivo definir a agenda estratégica para os próximos quatro anos e, assim, planejar os próximos compromissos e estratégias de gestão para melhoria dos serviços a longo prazo.

Segundo a Coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Sesa, Joélia Rodrigues, a intenção é elaborar os três planos estratégicos da Sesa de forma integrada e participativa e, assim, otimizar os serviços para os usuários. “Trabalharemos três planos ao mesmo tempo: o plano estadual de saúde, que reflete a agenda estratégica do SUS, com as diretrizes do Ministério da Saúde, o plano plurianual que reflete a agenda de governo e o plano estratégico de abordagem institucional, com o mapa estratégico, focado nas melhorias de processos, da governança e gestão, sustentabilidade, reconhecimento e valorização de pessoas com foco no cidadão”, explica.

Esse planejamento, que é realizado a cada quatro anos, traz um conceito de coletividade, o que ajuda todos os gestores a se apropriarem dos compromissos de melhoria. “Toda essa construção do planejamento é pautada pela participação coletiva e o diálogo com representantes de todas as unidades assistenciais de saúde e nossos demais parceiros. Temos como objetivo criar uma agenda estratégica com compromissos de melhoria nas diversas abordagens, especialmente nos níveis regionais e estadual”, destaca Paíta Façanha, Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna.

O planejamento estratégico tem o apoio de dois projetos, que trabalham tanto o fortalecimento da Gestão Estadual do SUS, como os processos de governança, organização e integração da Rede de Atenção à Saúde (regionalização). “Esses projetos, que são liderados pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), estão apoiando a nossa oficina. Essa é uma parceria muito importante”, ressalta Paíta.

Para Joélia Rodrigues, a expectativa é unir os gestores ainda mais nesse processo de construção coletiva. “Queremos congregar cada vez mais as pessoas nesse processo, para que os planos e as agendas sejam compartilhadas, com a apropriação de todos os atores de forma a gerar engajamento e compromisso, facilitando o processo de execução e monitoramento ao longo de quatro anos”.

Programação

Durante a manhã do dia 5, entre os temas abordados estão a análise situacional de saúde e a identificação de macroproblemas e das situações futuras desejadas. O doutor em Medicina e docente em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Marília, Gilson Caleman, irá palestrar sobre a análise de situação em Saúde do SUS, ressaltando os conceitos, metodologias e diretrizes. Depois, serão expostas a situação de saúde e prioridades sanitárias de cada Região de Saúde.

Os Secretários Executivos Antônio Lima Silva Neto (Tanta), de Vigilância em Saúde, Joana Gurgel, de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional e Vaudelice Mota, de Atenção Primária e Políticas de Saúde, também farão uma análise da situação de saúde do Estado, ainda pela manhã, com a mediação da Secretária Executiva da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB/CE), Vera Coelho.

No período da tarde, será o momento do trabalho em grupo para identificação dos macroproblemas, prioridades sanitárias do Estado e situação futura desejada, que serão validados em uma plenária.

Confira a programação completa do evento

Na manhã do dia 6, a Secretária de Saúde Tânia Mara Coelho irá abrir os trabalhos com uma palestra sobre os desafios da gestão do SUS no Ceará. Em seguida, será a vez da participação da Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, Paíta Façanha desenvolvendo o tema Diretrizes Estratégicas e a Definição dos Programas de Governo com Foco em Resultados. Após um momento de trabalho em grupo, as diretrizes estratégicas e objetivos estratégicos serão definidos em plenária, encerrando o evento com o coffee break.