Seduc promove encontro preparatório para os fóruns regionais dos grêmios estudantis

2 de junho de 2023 - 16:12 # # #

Ascom Seduc - Texto e fotos

A Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, nessa quinta-feira (1º), um encontro de preparação para os fóruns regionais dos grêmios estudantis, que irão ocorrer neste mês de junho. O evento foi realizado na sede da Seduc e na Pinacoteca do Ceará, com a presença de 25 estudantes, representantes de cada uma das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), de escolas regulares e indígenas. O objetivo do encontro foi formar alunos multiplicadores, para que possam contribuir com a promoção das experiências regionais.

A programação teve início com um café da manhã com a secretária Eliana Estrela. Em seguida, os gremistas conheceram espaços da Seduc, como o estúdio de audiovisual, e participaram da palestra “A escola que queremos construir – democracia, boas convivências e aprendizados significativos”, ministrada por Wesla Monteiro, representante do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) e coordenadora executiva do Juventudes do Agora. No início da tarde, os alunos fizeram visita cultural à Pinacoteca, espaço onde ocorreu a oficina de preparação para os fóruns regionais, com orientações e discussões sobre práticas positivas, ações antirracistas e experiências de sucesso.

Os Fóruns Regionais dos Grêmios Estudantis visam mobilizar os estudantes das escolas da rede estadual, possibilitando a construção de debates formativos para os integrantes dos grêmios, favorecendo a troca de conhecimento e a socialização de vivências.

Representatividade

Iasmim Barros é estudante da 3ª série na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Guilherme Teles Gouveia, no município de Granja, onde faz curso técnico em Agropecuária. Antes de ser presidente do grêmio na unidade de ensino, a jovem teve prática como líder de sala desde o Ensino Fundamental, condição esta que lhe permitiu ter familiaridade com a função que desempenha atualmente.

“Tem muitos alunos que gostariam de ver mudanças nas escolas, mas são tímidos ou por algum outro motivo não conseguem manifestar publicamente o seu pensamento. As lideranças estudantis servem para representar essas pessoas e manter a comunicação com a gestão. Escutamos as demandas dos colegas, fazemos propostas à direção e recebemos apoio para realizar o que for necessário”, explica.

Sobre o encontro preparatório, Iasmim diz que irá levar uma série de aprendizados. “Existem muitas visões diferentes sobre um mesmo assunto, e com esse compartilhamento de ideias, poderemos abrir novos caminhos. Para os fóruns regionais, nossa expectativa é de promover mudanças e espalhar para todos o conhecimento que formamos aqui”, ressalta.

Kauane Ferreira cursa a 2ª série do Ensino Médio na Escola Indígena Índios Tapeba, em Caucaia. Presidente do grêmio escolar desde março passado, a estudante considera que a entidade representativa constitui uma grande oportunidade de a juventude mostrar a sua voz.

“O grêmio é uma forma ativa de procurarmos promover as mudanças que acreditamos serem necessárias e estão ao nosso alcance. Vou levar boas ideias deste encontro e fico muito agradecida pela minha participação. Não estamos aqui simplesmente por diversão, mas para colocar em prática a nossa mobilização”, enfatiza.

Convivência próxima

A secretária da Educação, Eliana Estrela, enaltece a oportunidade de conversar com os alunos, ouvir suas demandas e saber o que pensam e desejam. “Queremos promover uma escola cada vez mais atraente, com espaços bem organizados e adequados, com bons professores e materiais didáticos. Mas, é importante não apenas fazermos as ações para os estudantes, e sim com os estudantes. Sabemos a importância que tem o grêmio em uma escola e precisamos tê-lo ativo no dia a dia, promovendo aproximação, respeito, escuta e compromisso”, destaca.

O secretário executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil da Seduc, Helder Nogueira, defende o fortalecimento da atuação dos grêmios. “Queremos ter cada vez mais vozes, pois somos uma pluralidade. Muitas das nossas ideias convergem. Já avançamos muito nos últimos anos, tivemos conquistas importantes, mas ainda precisamos sonhar juntos a escola que queremos. E vamos a partir de agora iniciar essa jornada”, afirma.