Seis municípios do Cariri passam a ter sistema de esgoto operado pela Ambiental Ceará, por meio de PPP com a Cagece

2 de junho de 2023 - 15:49 # # # #

Ascom Cagece - Texto e foto

Aos pés do Padre Cicero, no Horto de Juazeiro do Norte, Cagece e Ambiental Ceará oficializaram nessa quinta-feira (1º) o início da rota de obras de melhorias que vai universalizar o acesso ao esgotamento sanitário em Juazeiro do Norte, Barbalha, Farias Brito, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Na ocasião, os caririenses puderam conhecer as principais ações previstas para o primeiro ano da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre as duas empresas, além das intervenções que serão realizadas na operação definitiva do sistema de esgotamento sanitário

O presidente da Cagece, Neuri Freitas, destacou que o Cariri está contemplado dentro do maior projeto de saneamento básico do Brasil e que o contrato completo contempla 4,3 milhões de pessoas. “Este é o equivalente a 78% da população que a Cagece operava até hoje. Então, é um projeto grandioso, com o maior investimento que o Ceará já teve em saneamento sanitário. A Ambiental Ceará agora terá a missão de operar, manter, realizar melhorias na infraestrutura existente e ampliar a rede de esgoto desses 17 municípios para que, até 2033, tenham 90% da cobertura de esgoto”, afirmou Neuri Freitas.

O diretor-presidente da Ambiental Ceará, André Facó, destacou as transformações que o projeto de universalização de esgotamento sanitário proporcionará às cidades beneficiadas. “Estamos aqui para trabalhar e poder proporcionar mudanças de vidas, mais saúde, dignidade humana, geração de renda, valorização imobiliária, equilíbrio ambiental e sustentabilidade econômica. É por meio desta parceria com a Cagece que, nos próximos 30 anos, nós faremos entregas que reforçam o nosso compromisso de fazer além, com projetos que tragam benefícios para as pessoas e para o desenvolvimento das cidades”.

O evento, juntamente com o ocorrido em Maracanaú, na última terça-feira (31), marca o início do trabalho de saneamento básico nas 17 cidades das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. Contou com a presença de prefeitos, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e moradores locais.

Comitiva da Cagece

O dia do evento de início dos trabalhos da empresa Ambiental Ceará também motivou visita de comitiva do corpo gestor e da comunicação da Cagece à sede da empresa, localizada no município de Juazeiro do Norte. Na ocasião, os diretores de Gestão de Parcerias, Luciano Arruda, e de Gestão Corporativa, José Leite, tiveram a iniciativa, junto à área de Comunicação da empresa, de visitar as principais rádios da região, explicando o projeto de PPP e sanando as principais dúvidas da população e dos comunicadores locais.

Na oportunidade, Luciano Arruda explicou sobre o início das obras, o que compete a cada empresa e frisou que o relacionamento do cliente permanece com a Cagece. Além disso, explicou o objetivo da PPP: “Recursos vultosos, na ordem de cerca de R$ 19 bilhões, estão sendo investidos para qualificar os serviços, que ainda permanecem sob a gestão pública, no entanto, realizados com a celeridade do privado”.

Intervenções em curso

Nos próximos 12 meses de operação definitiva, a empresa vai beneficiar diretamente mais de 80 mil pessoas com a implantação de mais de 110 km de redes coletoras de esgoto, infraestrutura que vai possibilitar 24 mil novas ligações de residências no sistema de esgotamento sanitário. Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) serão construídas e modernizadas. Por mês, mais de 380 milhões de litros de esgoto serão coletados e tratados, a partir da ampliação da cobertura do serviço.

O plano de Rota de Obras e Melhorias é marcado também, entre outras inovações, pelo uso do robô San, que atua no videomonitoramento das redes de esgoto. Essa tecnologia vai monitorar o despejo irregular de esgoto na tubulação.

As operações da rede de esgotamento sanitário das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri serão geridas a partir dos Centros de Operações Integradas (COIs), com sede em Maracanaú e Juazeiro do Norte, respectivamente. A partir deles, as equipes da Ambiental Ceará vão monitorar, em tempo real, níveis de poços, status de bombas e identificar falhas.