Vivendo e aprendendo: educação continuada é estratégia de profissionais que buscam novos conhecimentos

2 de junho de 2023 - 16:32 # # # #

Ascom Centec - Texto

Dois termos em inglês vêm chamando a atenção do mundo do trabalho nos últimos anos. São eles lifelong learning e learnability. Numa tradução livre para o Português, trata-se da educação continuada de iniciativa dos profissionais para se manterem atentos às exigências do mercado e atualizados sobre os assuntos que influenciam o cotidiano.

“A educação continuada não tem idade. Do adolescente à pessoa idosa, todos são chamados a adotar a iniciativa de seguir aprendendo ao longo da vida – é a chamada aprendabilidade”, incentiva a economista Sueli Lopes, professora do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

Criado em 1999 a partir da experiência exitosa dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), o Instituto Centec possui um amplo portfólio de cursos, entre Formação Inicial e Continuada (FIC), nível técnico e graduação tecnológica, atendendo e acolhendo pessoas de diferentes faixas etárias.

Independentemente da idade, a oferta de cursos gratuitos oportuniza a realização de sonhos e expectativas, como os da estudante do curso técnico de nível médio em Meio Ambiente Marcília Cruz. Aos 42 anos, ela está no último semestre da formação e fala com muito carinho sobre as aulas no Centro Vocacional Técnico (CVTec) São Gonçalo do Amarante, onde estuda.

“O curso mudou minha rotina, pois é uma forma de correr atrás dos meus sonhos. Tinha interesse em estudar nessa área, mas não tive oportunidade antes. Quando iniciei o curso, fiquei sem graça por estar entre uma maioria de jovens na minha turma, mas tive um acolhimento muito bom dos professores e colegas. Nunca houve uma diferenciação de tratamento. Sigo com o desejo de saber mais e aprender mais.”

Força de vontade

A mesma vontade de aprender sempre motivou a fotógrafa Luciana Silva, de 38 anos, a se inscrever no curso de Assistente Administrativo no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Boa Viagem. A experiência do curso despertou nela a intenção de investir na formação superior.

“Com muita alegria no coração, sinto-me feliz em poder aprender algo novo. O tempo vai passando e temos, sim, oportunidade de estar em sala de aula aprendendo e aprimorando os nossos conhecimentos. Idade é apenas um número. O importante é a disposição e a força de vontade de crescer na vida com os estudos.”

Aos 68 anos, a costureira Jarina Barros vem desenvolvendo a profissão há quase duas décadas e sem intenção de parar. Este ano, ela se formou no curso de Costureiro realizado no CVT Fortaleza “Quero agora fazer um curso de Modelagem. Juntando esses saberes, vou trabalhar muito melhor. Meu sonho é colocar o que aprendi em prática e abrir minha empresa.”

Já Noranei Cortez Soares, de 57 anos, está na sua segunda graduação. A estudante do curso superior de Tecnologia em Alimentos da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri possui também Licenciatura em Biologia e é técnica de nível médio em Meio Ambiente.

“Estou na Fatec para somar, aprender, me integrar, continuar ativa e produtiva. A faixa etária dos meus colegas é de, em média, 25 anos. Sempre me senti muito bem e confortável com minha turma. Nunca houve preconceito de idade – pelo contrário, me tratam muito bem e respeitam minha experiência de vida, profissional e estudantil.”

Noranei revela que pretende – e é incentivada na Fatec – a seguir nos estudos, apostando em um mestrado e, sem seguida, no doutorado. “Eu quero, sim. Por que não?”, desafia-se a estudante.

Sobre o Instituto Centec

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) é uma Organização Social (OS) que mantém contrato de gestão com o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), para desenvolver ações de qualificação profissional e inovação tecnológica. O instituto possui unidades operacionais em 33 municípios.