Lançada neste domingo (4), no Viva o Parque, campanha que incentiva a troca de mudas de nativas por alimentos

4 de junho de 2023 - 17:44 # # # #

Ascom Sema

Campanha da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) de incentivo a troca de mudas de árvores nativas, por alimentos, já movimentou o Projeto Viva o Parque, no mês do Junho Ambiental. Na manhã deste domingo (4), as Unidades de Conservação (UCs), Parque Estadual Botânico do Ceará e Parque Estadual do Cocó colocaram postos de apoio para atender interessados na troca. A campanha se estende por todo o mês de junho.

O objetivo da ação é promover educação ambiental destacando a importância de plantar uma árvore e, ao mesmo tempo, contribuir para o programa do governo do estado, Ceará sem Fome. “Além de incentivar o plantio de nativas, também estaremos ajudando a levar comida saudável à mesa de cearenses em situação de extrema pobreza”, afirmou o secretário executivo da Sema, Fernando Bezerra. As mudas são produzidas nos viveiros florestais mantidos pela Secretaria.

No Botânico, o movimento foi grande. Além das atividades tradicionais do projeto Viva o Parque, teve ainda muita música e um exposição das mudas produzidas no viveiro do Parque Estadual. Além das atividades oferecidas pelo projeto, as famílias têm a oportunidade de curtir o domingo realizando piqueniques, aniversários, encontros de amigos… Tudo isso em meio à natureza.

Sobre o Viva o Parque

O projeto Viva o Parque propicia à população a oportunidade de reaproximar-se da natureza através de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas de UCs estaduais. Acontece todas as manhãs de domingo e conta com uma programação diversificada para todas as idades: oficinas ambientais, aulas de dança, palestras, contação de histórias infantis, brincadeiras tradicionais, trilhas ecológicas, massagem, apresentações culturais, entre outras.