ESP lança programa de desenvolvimento sustentável e agenda com boas práticas ambientais
5 de junho de 2023 - 16:13 #Escola de Saúde Pública #esp #Sesa #sustentabilidade
Juliana Marques - Ascom ESP - Texto
Raiane Ferreira - Foto
Uma das primeiras ações do Programa tem foco no trabalho de conscientização on-line
Alinhada às mobilizações do Junho Verde e ao Dia do Meio Ambiente, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lança, nesta segunda-feira (5), o seu Programa Interno de Desenvolvimento Sustentável.
Com calendário estabelecido pelos próximos quatro anos, a iniciativa engloba ações de curto, médio e longo prazos, que vão desde atividades educativas até a utilização consciente dos recursos naturais por parte da instituição.
Neste primeiro momento, a ESP Sustentável, primeira ação do Programa, atua com um trabalho didático e instrutivo voltado aos colaboradores. A Diretoria Administrativo-Financeira (Diafi) e Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom) do equipamento desenvolveram materiais com dicas e orientações para uma conduta mais sustentável dentro do ambiente de trabalho.
São recomendações simples, mas que surtem grandes resultados, como adotar um copo para beber água, desligar monitores e ares-condicionados quando não estiverem em uso e não desperdiçar água ao usar torneiras.
Os colaboradores terão acesso aos conteúdos via cartazes (feitos com papel ecológico), wallpapers para computadores, e-mail, mensagens em grupos de WhatsApp, entre outros meios.
A ideia de criar o programa partiu do assessor técnico da Diaf, Thiago Lavor. “Decidi focar no Programa, pois essa é uma pauta importante e que envolve discussões mundiais. Nós queremos trabalhar a sustentabilidade alinhada às questões ambientais, econômicas e sociais”, explica.
Metas
Após o pontapé inicial das ações educativas, a ESP/CE irá investir na ampliação da coleta seletiva de lixo em suas dependências e firmar parcerias com organizações não-governamentais (ONGs) e associações ligadas à reciclagem.
A longo prazo, há, também, uma movimentação da autarquia para viabilizar recursos que serão destinados à implantação de energia sustentável na sede do órgão. “Colocamos a previsão para que, se tudo der certo, a gente iniciar a instalação de placas solares no menor tempo possível. Estamos em busca de financiamento para essa atividade importante”, afirma Lavor.
Simples e sustentável
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), recomenda e orienta a implantação de práticas sustentáveis em instituições públicas e privadas.
Segundo a diretora administrativo-financeira da pasta, Natália Pinheiro, ações simples e um trabalho de conscientização contribuem para que os colaboradores desenvolvam hábitos sustentáveis. “Se cada um fizer a sua parte, nossa terra, nossas águas e nosso planeta serão beneficiados. Todos nós ganhamos com isso”, reflete.
Compromissos
O Programa de Desenvolvimento Sustentável da ESP/CE vai ao encontro com outras iniciativas locais e mundiais, como o Ceará 2050, que é uma plataforma colaborativa de longo prazo, que tem os territórios como parte do planejamento e das estratégias de uma governança inteligente. Além do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática do Rio de Janeiro, da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente e da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU).
ESP 30 anos
O lançamento do Programa tem, ainda, um simbolismo especial, pois casa com o aniversário de 30 anos de atuação da ESP/CE, a ser celebrado no mês de julho. A data celebra o papel social da autarquia, para além das ações voltadas à área da saúde.