UTI pediátrica do HGWA participa de projeto de telemedicina para qualificar assistência

5 de junho de 2023 - 11:59 # # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA

A equipe de coordenação da UTI Pediátrica do HGWA recebeu o cart durante a visita do Hospital Moinhos de Vento

A Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está participando do projeto de qualificação de assistência nas UTIs pediátricas do Brasil. A iniciativa é coordenada pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), em parceria com o Ministério da Saúde, através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). No Ceará, o HGWA e a Santa Casa de Sobral são as únicas participantes nesta edição do projeto.

A iniciativa visa avaliar o impacto da telemedicina na melhoria e na qualidade da assistência aos pacientes de terapia intensiva. Com o uso de um equipamento móvel, chamado de cart (carrinho da telemedicina), que consiste em um computador, com sistema de áudio e com uma câmera de alta qualidade, com o qual é possível ter o debate do caso clínico, discussões de recomendações de plano terapêutico: tudo pensando no paciente e de acordo com suas necessidades. Entre os especialistas que estarão disponíveis no HMV estão neurocirurgiões, hematologistas, geneticistas, pneumologistas, entre outros, que estarão disponíveis em rounds, que são as visitas médicas por meio da telemedicina.

O coordenador da UTIP, do HGWA, o médico Ricardo Falcão, está otimista com a participação neste processo. “É um projeto que muito nos alegrou em participar, que vai ajudar a aperfeiçoar a forma como é desenvolvida a telemedicina no País, tornando possível um apoio à assistência em diversos locais, priorizando pacientes que normalmente não teriam acesso a esse tipo de especialista. Ajudaremos a desenvolver a metodologia de atendimento e nos beneficiaremos tendo acesso ao corpo clínico de especialistas do Hospital Moinhos de Vento, unidade de renome nacional, pela qualidade e eficiência do seu atendimento. Isso irá agregar em uma rica troca de experiências”, afirma Falcão.

Na última semana, a unidade recebeu a visita da pesquisadora do Moinhos de Vento, responsável por acompanhar o projeto, Gabriela Laguna. Ela explica que o projeto visa desenvolver técnicas de melhorias da assistência e do SUS dentro da assistência nas UTIs pediátricas do Brasil.

“São 16 UTIs participantes no Brasil, divididos entre o grupo de controle e de intervenção para avaliar o quanto a telemedicina chega para melhorar. A ideia é levar os nossos especialistas para atender pacientes que muitas vezes não possuem a oportunidade de ter o acompanhamento de um geneticista, por exemplo”, detalha a pesquisadora.

As ações com o uso de vídeo estão previstas para iniciar em agosto. “O Waldemar iniciou com o grupo controle, porém se destacou bastante. Com a conclusão da coleta de dados, iniciaremos com o acompanhamento com a telemedicina, que irá funcionar conforme a demanda do paciente dentro do hospital”, pontua Gabriela.

O HGWA é o segundo hospital da rede Sesa que participa do projeto. Entre 2017 e 2020, o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, também foi contemplado.