Confira programação de 8 a 11 de junho da Pinacoteca do Ceará

6 de junho de 2023 - 17:02 # # #

Raphaelle Batista - Ascom Pinacoteca

As exposições “Se Arar”, “No Lápis da Vida não tem Borracha” e “Amar Se Aprende Amando” continuam abertas à visitação, com entrada gratuita

De 8 a 11 de junho, a Pinacoteca do Ceará – museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) – funciona normalmente no feriado de Corpus Christi e realiza programação com visitas mediadas voltadas para adultos e crianças. As exposições da mostra Bonito Pra Chover seguem abertas, de quinta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 10h às 18h. O acesso é gratuito.

Visitas mediadas

Na quinta (8), durante o feriado, a Pinacoteca abre em seu horário normal, a partir das 12h, e às 16h realiza mais uma edição dos “Percursos Entrelaçados: Linhas e gestos”. A visita mediada leva os visitantes a investigar as obras da exposição “Se Arar” de forma sensível, percebendo as distintas fruições poéticas que transitam entre técnicas e temporalidades. As inscrições são por ordem de chegada.

Já no sábado (10), a experiência dos “Percursos Entrelaçados: Corporeidades e Movimento” conduz os participantes à coletiva de artistas cearenses “Se Arar” e à exposição “Amar Se Aprende Amando”, homenagem ao centenário de Antonio Bandeira. A ideia é convidar o público a refletir sobre obras que apresentam não apenas corpos, mas imagens que também podem suscitar questões sobre corpo e suas representações. As inscrições também serão por ordem de chegada e o percurso inicia às 16h.

Ações formativas com crianças

O domingo (11) é reservado para as crianças. Pela manhã, a ação formativa com crianças “Bonitinho Pra Chover” inicia às 11h. A atividade propõe um caminho orientado pela curiosidade dos pequenos de 4 a 6 anos que, por meio de um pequeno mapa, poderão imaginar mundos possíveis por meio da fabulação de obras das exposições da mostra Bonito Pra Chover. São 15 vagas para as crianças, cada uma acompanhada por um adulto responsável, e as inscrições são realizadas por ordem de chegada.

No período da tarde, das 16h às 17h, “Uma história no museu: Bicho – Antônio Bandeira” convida as crianças de 6 a 8 anos a embarcarem numa atividade lúdica que faz uso da contação de histórias sobre as obras em exposição. As inscrições para as 15 vagas também são realizadas por ordem de chegada.

Sobre a Pinacoteca

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

Serviço

Programação da Pinacoteca do Ceará – 8 a 11 de junho

> Quinta-feira, 8/6
Percursos Entrelaçados: Linhas e Gestos
16h às 17h
Onde: Pavilhão expositivo – “Se Arar”
Classificação Indicativa: Livre

> Sábado, 10/6
Percursos Entrelaçados: Corporeidades e Movimento
16h às 17h
Onde: Pavilhões expositivos: “Se Arar” e “Amar Se Aprende Amando”
Classificação Indicativa: Livre

> Domingo, 11/6
Ação Formativa com Crianças – Bonitinho Pra Chover
11h às 12h
Onde: Pavilhões expositivos da Mostra Bonito Pra Chover
Classificação Indicativa: Crianças de 4 a 6 anos
Vagas: 15

Ação Formativa com Crianças – Uma história no museu: Bicho – Antônio Bandeira
16h às 17h
Onde: Pavilhões expositivos da Mostra Bonito Pra Chover
Classificação Indicativa: Crianças de 6 a 8 anos
Vagas: 15

> Todas as atividades são gratuitas.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Exposições em cartaz

Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando”. Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.