Cogerh renova termo de compromisso com programa estadual de coleta seletiva solidária

7 de junho de 2023 - 16:23 # # # #

Ascom Cogerh - Texto e Fotos

Além da Cogerh, foram assinados, desta vez de forma inédita, os termos de compromisso da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Secretaria de Recursos Hídricos

O descarte de material que poderia ser encarado como apenas mais lixo terá mais significado. Nesse sentido, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) renovou, nesta quarta-feira (7), o Termo de Compromisso que determina a destinação de resíduos sólidos gerados na instituição à Associação de Catadores e Catadoras Raio de Sol, dentro do programa Estadual da Coleta Seletiva Solidária. A ação tem a mediação da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).

O compromisso, firmado desde 2019, destina à Raio de Sol materiais recicláveis descartados classificados como não perigosos, tais como: papel, papelão, copos descartáveis, garrafas de plástico e metais diversos, por meio da implementação de coleta seletiva para fins de reciclagem. Desde então, a Companhia tem realizado a coleta e capacitado, por meio de oficinas práticas, colaboradores a atuar na separação dos materiais recicláveis, além de promover sensibilização sobre o tema junto aos colaboradores da Cogerh.

Detalhes da experiência da Companhia no âmbito da coleta seletiva solidária foram explanados pela equipe da Assessoria Socioambiental da Cogerh. Mais de dez toneladas de resíduos sólidos já foram destinados à Raio de Sol desde o inicio do programa.

Além da Cogerh, foram assinados, desta vez de forma inédita, os termos de compromisso da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Secretaria de Recursos Hídricos. A Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), assim como a Cogerh, também renovou seu compromisso com o programa da coleta seletiva solidária.

Além de autoridades e titulares das setoriais envolvidas, representantes da Associação de Catadores e Catadoras Raio de Sol também estiveram na cerimônia. Um deles, o líder da Rede de Catadores do Ceará, Cícero Galdino, frisou a importância do momento. “Para nós, hoje é um dia de muita alegria. Antes, nós vivíamos invisíveis, hábitávamos lixões, escondidos da sociedade e, hoje, estamos aqui firmando mais um avanço neste grandioso projeto que muito nos alegra“, destacou.

Sobre a Coleta

A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual no 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, diante da importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta na correta destinação dos resíduos recicláveis com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores, buscando à inclusão social e emancipação econômica de catadores de materiais reciclados.