Governo do Ceará entrega mais de 860 quilos de leite em pó para entidades do Mais Nutrição

7 de junho de 2023 - 17:24 # # #

Ascom SPS


A euforia, alegria e descontração de crianças e jovens, participantes da 1ª Corrida Esporte Superação, contagiaram a distribuição, pela Secretaria da Proteção Social (SPS), de mais de 860 quilos de leite em pó a 134 entidades beneficiárias do Programa Mais Nutrição. As crianças participantes do programa receberam a doação de 100 pares de tênis. A entrega do alimento foi realizada pela titular da SPS, Onélia Santana, e pela primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, na sede da Pasta, em Fortaleza

Foram entregues mais de 860 quilos de leite em pó, em mais uma ação do Governo do Estado, de combate à fome e melhoria da nutrição de 29 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. O produto foi arrecadado nas inscrições da competição, promovida pela SPS, na avenida Beira-Mar, em Fortaleza, no dia 27 de maio. Cada criança participante da corrida recebeu um par de tênis.

Lia de Freitas destacou o significado das doações, como parte da política de combate à fome e de estímulo à prática de esportes, como instrumentos de socialização e formação educacional, implementada pelo Governo do Estado. “Meninos e meninas, aproveitem e participem do projeto, se engajem, se esforcem. Quem pratica esportes, estuda, aprende mais”, orientou a primeira-dama do Ceará.

“Esporte traz saúde, bem estar e desenvolvimento físico, mental e intelectual. Quem faz atividade física, aprende mais fácil e mais rápido”, complementa Onélia Santana, ressaltando também a importância da alimentação saudável e nutritiva no dia a dia das pessoas, sobretudo para o crescimento infantil. “Enfrentar a fome e garantir alimentação saudável na mesa das famílias em situação de vulnerabilidade social são prioridades do Governo do Estado. Vamos seguir avançando”, declarou.

Superação

O professor de futsal do Esporte e Superação, no Bairro Vila Velha, Neto Nojosa, reforça as palavras da secretária Onélia Santana. “Esse projeto é muito importante para a vida das crianças da comunidade. Reduz a ociosidade, afasta os jovens das drogas e inibe a gravidez precoce. É mais um instrumento de educação”, avalia Nojosa. O Esporte e Superação é um instrumento de inclusão social”, acrescenta o professor de capoeira, Helber Rufino, na região do Grande Bom Jardim.

Crianças participantes do projeto também manifestaram a satisfação em participar das atividades. “Esse programa tem sido muito bom para nos entreter e fazer amigos. Esse tênis é show. Vai me ajudar a melhorar no esporte”, expressa Enaly Ravache, 13 anos, atleta do Vila Velha. “O que mais me estimula é a geração de amigos, a disciplina e a educação que recebemos”, acrescenta o atleta de capoeira do bairro Bom Jardim, Luis Henrique, 13 anos.

Mãe do garoto José Kaliu, 6 anos, Vladiana Pessoa, atesta os benefícios do programa na vida das crianças, no Vilha Velha. “É um excelente trabalho, porque envolve as crianças e jovens. Hoje, eles estão mais atentos aos estudos, com mais disciplina e tiramos notas melhores nas escolas”. Pontua.

Mais Nutrição

Representante da Associação Beneficente Vida Nova, Antônio Wilson, também manifestou a importância das doações de leite e alimentos pelo Programa Mais Nutrição, para crianças do Bom Jardim. Sem os mantimentos doados, a vida de muitas famílias, das crianças seria bem difícil”, declara. “Essa ajuda tem sido fundamental para a saúde da nossa garotada”, acrescenta Jarlon Cruz, da Assembleia de Deus Família Ágape.

Em maio último, o Mais Nutrição alcançou a marca de três milhões de quilos de alimentos distribuídos a mais de 30 mil pessoas atendidas pelas entidades comunitárias assistidas pelo programa.