Jornada do HSM discute saúde mental no mundo pós-pandemia

7 de junho de 2023 - 12:02 # # #

Milena Fernandes - Ascom HSM - Texto
Brauliana Barbosa - Foto

Evento reuniu cerca de 100 participantes nos dias 05 e 06 de junho

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou nos últimos dias 5 e 6 de junho sua VIII Jornada Científica. O evento abordou, nesta edição, o tema Saúde Mental no mundo pós-pandemia: vivência e inovação. Estudantes e profissionais de diversas áreas de atuação do cuidado em saúde mental se reuniram no auditório do HSM. A programação também foi transmitida ao vivo, pela internet. A Jornada focou nos transtornos mentais mais observados e afetados com a pandemia do covid-19 e abriu espaço para a produção científica.

Na solenidade de abertura, o diretor administrativo do HSM, Everton Barbosa, reforçou o papel da unidade como formadora de profissionais da Saúde. “A Jornada Científica já é uma marca do hospital e o HSM tem esse compromisso com a educação. Sabemos que a pandemia afetou a saúde mental e esse olhar multiprofissional que a Jornada traz é de suma importância para entender esses movimentos mundiais e como eles estão impactando a saúde mental das pessoas. É um momento muito importante, onde os profissionais podem nortear suas condutas, dinâmicas e processos de trabalho”, declarou.

A nutricionista Vitória Oliveira, presidente do Centro de Estudos da unidade, explica que o evento buscou discutir e abordar temas relevantes para a saúde mental, além da troca de conhecimento e crescimento. “Foi um prazer estar na organização, juntamente com a comissão científica e organizadora da Jornada. É gratificante ver o empenho e a dedicação de todos para fazer o evento acontecer, além da participação de profissionais e estudantes que anseiam por mais conhecimento e valorização da saúde mental”, disse.

Ao todo, 31 participantes submeteram produções para avaliação

Profissionais de diversas áreas, como Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Direito e Medicina participaram como palestrantes ou através de apresentações de trabalhos que serão publicados nos anais do evento. No total foram submetidos 31 trabalhos, dos quais 12 foram selecionados para apresentação oral e nove para pôster. No final do evento, cinco trabalhos receberam menção honrosa como melhores trabalhos.

As palestras e mesas-redondas da programação discutiram temas como Depressão e covid-19: impactos de uma pandemia; Aumento do consumo de benzodiazepínicos durante a pandemia de covid-19; Suicídio e covid-19: reflexões de uma pandemia; Síndrome de Burnout: implicações de uma realidade cada vem mais difundida na rotina dos profissionais de saúde; Comer transtornado no pós-pandemia: considerações e implicações; e Relato de vivência em pós-graduação no Hospital Dia Lugar de Vida.

Palestras e mesas redondas discutiram a importância do cuidado da saúde mental da população

A estudante de Psicologia Osilene Araújo, 49 anos, avalia o momento como “prazeroso e de profundo conhecimento”. “Que bom ter estado aqui, pois é uma oportunidade que nós temos de nos atualizar, adquirir novos conhecimentos, abrirmos a mente para irmos além e melhorar o atendimento”, pontuou.