Sobrado Dr. José Lourenço lança Edital de Residência Artística e Pesquisa 2023

7 de junho de 2023 - 17:14 # # # #

Ascom Secult - Texto e Arte

As vagas das residências serão destinadas para a Região do Cariri e as de pesquisa para Fortaleza

O Sobrado Dr. José Lourenço, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, lança convocatória pública com o intuito de selecionar artistas visuais, coletivos culturais e pesquisadores para realizar Residência Artística e Pesquisa. O período de inscrição vai de 7 a 15 de junho de 2023, por meio do Mapa Cultural do Ceará. Lembrando que a inscrição é gratuita e cada proponente poderá inscrever apenas um projeto, por categoria.

O presente edital tem por objetivo selecionar quatro candidatos para realizar a residência artística, sendo dois candidatos selecionados e dois candidatos para compor o cadastro de reserva do Edital.

Já para a pesquisa são quatro candidatos para realizar a pesquisa, sendo dois candidatos selecionados e dois candidatos para compor o cadastro de reserva do Edital.

Para a Residência Artística, serão selecionados artistas e/ou coletivos culturais da Região do Cariri e contarão com a tutoria de profissionais do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, a partir da parceria institucional firmada entre os equipamentos, tendo uma duração de 30 dias.

Para participar da inscrição de Residência Artística, é necessário ser artista visual e/ou coletivo cultural, residente na Região do Cariri com faixa etária acima de 18 anos e atuação mínima de 02 (dois) anos na área cultural, comprovadas a partir de declarações, currículo, portfólio e demais documentos que atestem sua trajetória artística. Deverá ter CNPJ de Microempreendedor Individual (MEI) próprio ou de pessoa jurídica da qual seja sócio ou, caso não seja sócio, que detenha poderes para lhe representar.

Já para a Pesquisa, que acontecerá na cidade de Fortaleza, serão selecionados(as) pesquisadores(as) que atuarão durante 4 (quatro) meses, sob a supervisão de um(a) orientador(a) científico(a), para realização de pesquisas com o objetivo de consolidar o conhecimento científico sobre os efeitos do tempo sobre a Arte e a Cultura no Ceará.

No caso da Pesquisa, podem se inscrever graduados (as) nas áreas de História e/ou Ciências Sociais, com faixa etária acima de 18 anos, residentes em Fortaleza há pelo menos 02 (dois) anos e atuação profissional na área, com produções acadêmicas que dialoguem com os eixos temáticos selecionados para o desenvolvimento da pesquisa.

Serviço:

Edital de Residência Artística e Pesquisa 2023 – Sobrado Dr. José Lourenço

Entrada: Gratuita

Mais informações: sobrado@institutomirante.org.br

Confira aqui o Edital
Confira aqui o link de inscrição