De janeiro a maio, redução de roubos em Fortaleza foi de 7,9%

8 de junho de 2023 - 10:48 # # # #

Ascom SSPDS

Os dados são referentes aos cinco primeiros meses de 2023. No estado inteiro, a queda apresentada foi de 7% no mesmo período

Com o empenho e o trabalho integrado das Forças de Segurança, a cidade de Fortaleza apresentou uma redução de 7,9% no índice de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs), nos cinco primeiros meses de 2023, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Os CVPs abrangem todos os tipos de roubos, exceto o crime de roubo seguido de morte (latrocínio). No Ceará, a redução de CVPs no mesmo período foi de 7%.

Ao todo, foram 12.098 ocorrências registradas, na Capital cearense, entre janeiro e maio de 2023, contra 13.129 no mesmo período em 2022. Já em todo o Ceará, o número de ocorrências de CVPs de janeiro a maio deste ano foi de 18.025, enquanto que no mesmo período do ano passado foram contabilizados 19.387 casos. A redução é de 7%. Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Nesta semana, foram divulgados também os dados positivos referentes a redução de CVLIs em Fortaleza e em todo Ceará, bem como a redução no número de mortes violentas de mulheres.

As reduções, conforme o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, devem-se à atuação efetiva e preventiva das Forças de Segurança do Estado. “Esse resultado positivo em Fortaleza e em todo o estado do Ceará é fruto do trabalho integrado que seguimos realizando. É importante destacar ainda que as informações e dados repassados pela Supesp, órgão vinculado à SSPDS, nos auxiliam a conseguirmos efetuar um trabalho ainda mais direcionado e especializado, buscando a redução em locais, onde há mais ocorrências, bem como resultando no maior número de capturas e apreensões de armas”, ressaltou o gestor da SSPDS.

Demais regiões

Outros territórios do Estado também apresentaram balanço positivo. Na Região Norte, a retração foi de 17,2%, quando 1.285 casos foram registrados nos cinco primeiros meses deste ano, contra 1.551 do mesmo período de 2022. Nas cidades da Região Metropolitana, a queda foi de 2,4%, indo 3.285 ocorrências registradas no período contra 3.367 em 2022. O Interior Sul apresentou uma variação de 1,3%, com 1.340 casos registrados nos cinco primeiros meses do ano passado e 1.357 nos cinco primeiros meses deste ano.

Redução em maio

O empenho das Forças de Segurança em coibir as ações criminosas também culminou na retração dos CVPs no mês de maio de 2023, em comparação com o mesmo mês do ano passado, na Capital cearense. A queda foi de 6,1%, com 2.467 casos registrados, contra 2.628 ocorrências no mesmo mês de 2022. Já o Ceará apresentou retração de 3,1%, indo de 3.835 ocorrências em maio de 2022 para 3.716 em maio deste ano.

Prisões

Como resposta aos crimes de CVPs, durante os cinco primeiros meses deste ano, importantes prisões foram realizadas pelas Polícias do Ceará. Em São Benedito, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado, no dia 19 de maio deste ano, uma ação rápida da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na prisão de um trio suspeito de roubo em Ubajara (AIS 14). A ação criminosa foi flagrada por câmeras de segurança e os três homens foram capturados por uma equipe policial. Eles foram conduzidos até a Delegacia Regional de Tianguá e colocados à disposição da Justiça.

Outra ação positiva foi registrada na cidade de Chorozinho – Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25) do Ceará, no dia 17 de maio. Na ocasião, uma ação conjunta resultou na prisão em flagrante de um homem investigado por chefiar um grupo criminoso envolvido em roubo de cargas. A captura contou com equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Já investigações da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia Metropolitana de Cascavel, resultaram nas prisões de dois homens suspeitos de participarem de uma série de assaltos na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Ceará. Além das prisões, vários celulares e um tablet foram apreendidos pelos investigadores. A captura da dupla ocorreu no último dia 9 de maio.