Porto Iracema das Artes inicia ano letivo 2023 com programação especial nas diversas linguagens artísticas

11 de junho de 2023 - 10:04 # # # #

Ascom Escola Porto Iracema das Artes

Programação acolhe estudantes em atividades internas e em eventos gratuitos e abertos ao público na semana de 12 a 17 de junho

O ano letivo 2023 da Porto Iracema das Artes inicia-se nesta segunda-feira (12), com programação especial orientada pela perspectiva de reflexão sobre as “Poéticas do Tempo Presente”, o operador poético que mobilizará os processos de criação e formação da escola durante todo o ano. A programação da semana inicia com a recepção dos 185 novos alunos e alunas, seguida pelo programa “Navegações Estéticas”, que reúne artistas convidados que orientarão as primeiras experiências de criação. Participam do programa o dramaturgo indígena Juão Nÿn, o cineasta indígena Kuaray Poty (Ariel Ortega), a artista visual Hariel Revignet, a coreógrafa Carmen Luz e a dramaturga Ana Cândido Carneiro, numa primeira semana de imersão em oficinas e debates.

O “Navegações Estéticas” é um programa que promove os primeiros encontros dos alunos e alunas com as experiências artísticas. “A ideia é fazer uma acolhida potente, inspiradora, promovendo o contato dos estudantes com artistas-formadores diversos, construindo conexões entre as experiências aqui na cidade e a cena artística de outros estados, discutindo questões atuais que atravessam a criação artística e a educação” – observa Edilberto Mendes, Coordenador de Formação da Porto Iracema.

Já Elisabete Jaguaribe, diretora de Formação do Instituto Dragão do Mar/Porto Iracema das Artes, destaca a importância do Ano Letivo 2023, no contexto de dez anos da escola Porto Iracema das Artes. “O projeto chega aos dez anos, com proposta consolidada, mas com uma série de desafios. Nesse sentido, nosso operador poético deste ano, “Poéticas do tempo presente”, nos convoca a aprofundar nossas reflexões, especialmente no que se refere ao diálogo com o que nos demanda a experiência contemporânea” – observa Bete Jaguaribe, lembrando que os artistas que compõem a programação de abertura do ano letivo trazem poéticas que pautam questões estratégicas, que favorecem as reflexões que a escola promoverá durante este ano. “São poéticas relacionadas às nossas ancestralidades indígenas e africanas, que mobilizarão nossa agenda de 2023” – diz a professora.

Confira abaixo a programação completa

12 de junho, segunda-feira

O quê: Acolhida dos novos estudantes do Programa de Formação Básica e do Curso Técnico em Dança no Cinema do Dragão com a presença da Secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela; a Presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha; a Diretora de Formação do IDM/Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe; e o Coordenador Geral do Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes, Edilberto Mendes.
Onde: Cinema do Dragão
Horário: 9h
Momento reservado aos estudantes

13 de junho, terça-feira

O quê: AULA ABERTA com Hariel Revignet (GO). Exibição dos vídeos-performance “AMARRAÇÃO” (6 min), “A Prece da Terra é Segredo das Árvores” (4 min) e “O Quintal Transatlântico” (6m 16s).
Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes
Horário: 18h30
Gratuito e aberto ao público

14 de junho, quarta-feira

O quê: Exibição dos filmes “Desterro Guarani” (38 min) e “Nosso Espíritos Seguem Chegando” (15 min), seguida de debate com o cineasta Kuaray Poty (Ariel Ortega)
Onde: Cinema do Dragão
Horário: 19h
Gratuito e aberto ao público

15 de junho, quinta-feira

O quê: Lançamento do livro “Tybyra: uma tragédia indígena brasileira”, de Juão Nÿn.
Onde: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes
Horário: 19h
Gratuito e aberto ao público

16 de junho, sexta-feira
17 de junho, sábado

O quê: Ateliê Aberto de Escrita Dramática, com Ana Cândido Carneiro
Onde: Sala de Teatro da Escola Porto Iracema das Artes
Horário: das 18h30 às 21h30 – Sexta-feira
das 14h às 17h – Sábado
Gratuito, com inscrições prévias

Serviço

O quê: Navegações Estéticas: semana de abertura do ano letivo da Porto Iracema das Artes recebe artistas de todo o país
Quando: 12 a 17 de junho
Onde: Porto Iracema das Artes, Centro Cultural Porto Dragão e Cinema do Dragão
Gratuito e aberto ao público