Hemoce comemora Dia Mundial do Doador de Sangue com programação durante toda a semana

12 de junho de 2023 - 12:07 # # # # #

Emannuel Denizard - Ascom Hemoce - Texto
Arquivo Hemoce - Foto

No dia 14 de junho é celebrado mundialmente o Dia do Doador Voluntário de Sangue. Para comemorar a data, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promove tradicionalmente uma programação especial para homenagear e agradecer os voluntários cearenses pela parceria em ajudar a salvar vidas.

Na sede do hemocentro, em Fortaleza, a programação inicia nesta terça-feira (13), às 10h, com a presença dos mascotes do Fortaleza Esporte Clube, “Juba” e “Estela”, além das líderes de torcida “Leoninas”. Na ocasião, os doadores tricolores vão poder fazer o registro fotográfico e participar de várias atividades. Já no dia 15 de junho, às 10h30, será a vez dos voluntários alvinegros contarem com a presença do mascote do Ceará Sporting Club, “Vozão”, e das líderes de torcida do clube, “Vovozetes”.

Já no Dia Mundial do Doador de Sangue, as pessoas que comparecerem à sede do Hemoce serão recebidas com apresentação musical do cantor Luciano Moreno e serviços de bem-estar. As atividades incluem limpeza de pele, maquiagem e design de sobrancelhas. Já nas unidades regionais implantadas no interior do Ceará, localizadas nas cidades de Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Quixadá, os doadores também contarão com iniciativas diferenciadas, como apresentações artísticas e musicais, massagem de mãos e maquiagem.

“Além de ser uma data significativa para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue voluntária e altruísta, o Dia Mundial do Doador de Sangue é um momento de reconhecimento aos voluntários que dedicam um pouco do seu tempo para ajudar a salvar vidas. Por isso, queremos parabenizar a todos os doadores pelo seu dia e agradecer por essa parceria solidária”, destaca Nágela Lima, coordenadora de captação de doadores do Hemoce.

A coordenadora reforça o convite para quem ainda não viveu essa experiência. “Queremos convidar também aquelas pessoas que ainda não doaram sangue, essa é uma oportunidade especial para doar pela primeira vez. Celebre este dia solidário com a gente”, finaliza.

Junho Vermelho

Durante todo o mês de junho, o Hemoce está com a campanha Conectados pela Solidariedade. A ação busca homenagear os doadores de sangue e chamar a atenção da sociedade para a importância do gesto, além de conectar histórias pela solidariedade.

Desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemo (IPH), a campanha ocorre em alusão ao Junho Vermelho, mês no qual o debate sobre o tema é ampliado. O projeto reúne estratégias de marketing nas redes sociais, peças ilustrativas em cartazes, ações educativas e blitze de conscientização.

Ao longo do mês, diversos equipamentos públicos e privados no Estado estão iluminados de vermelho para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, como o Alto do Cristo, em Sobral, as unidades do Vapt Vupt em Sobral e Juazeiro do Norte, além dos postos situados nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, na Capital.

Seja um doador

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. Os doadores podem agendar um horário pelo site ou pelos telefones de cada unidade.

Em Fortaleza, a população pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo; no posto de coleta da Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores), na Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota; na unidade do Hemoce no Instituto Dr. José Frota (IJF), na Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro; e no posto de coleta temporário no Shopping Parangaba, na Rua Germano Franck, 300 – Parangaba.

Já no Interior, os voluntários podem fazer doações nas unidades regionais das cidades de Crato, Sobral, Quixadá, Iguatu e Juazeiro do Norte.