Ceará Sem Fome: SDA capacita equipe para analisar manifestações de entidades no edital das cozinhas sociais

13 de junho de 2023 - 16:23 # # # #

Ascom SDA - Texto e Fotos

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realizou, nessa segunda-feira (12), uma capacitação com a equipe de 14 técnicos que irão analisar as manifestações de interesse das entidades que concorrem no edital nº 02/2023 lançado pela pasta dentro do Programa Ceará Sem Fome.

Publicado no Diário Oficial do Estado, o edital de chamamento público tem o objetivo de selecionar até 39 Unidades Gerenciadoras, que serão responsáveis por coordenar as Unidades Sociais Produtoras de Refeição (USPRs), ou seja, as cozinhas sociais.

A previsão é que, ao término do processo, 100 mil pessoas sejam atendidas diariamente e recebam comida pronta para consumo, por meio de até 1.298 unidades, que serão divididas em 39 lotes.

Antes, os secretários executivos Marcos Jacinto (Desenvolvimento Agrário) e Taumaturgo Júnior (Planejamento e Gestão Interna) estiveram reunidos com os coordenadores Gil Filipe Medeiros (Administrativo Financeiro) e Regma Queiroz (Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária). O encontro alinhou sobre as normas e prazos do edital.

Coordenadora do Programa Ceará Sem Fome, a primeira-dama do estado, Lia Freitas, esteve na SDA. Junto a integrantes da sua equipe e do time da secretaria, ela assistiu à apresentação do sistema de análise das manifestações de interesse. “Esse sistema foi elaborado pelo setor de Tecnologia da Informação da SDA exclusivamente para o programa”, explicou a coordenadora da Codece, Regma Queiroz, responsável pelo programa na secretaria.

Após a exposição, foi realizada uma capacitação com a equipe que irá efetuar a análise das manifestações de interesse. “São 14 pessoas que estarão habilitadas a iniciar esse trabalho ainda hoje. E a nossa meta é concluir a análise dessa documentação até quarta-feira”, acrescenta Regma Queiroz. Ela adianta que a etapa posterior é a de análise curricular das entidades, em um processo que tem previsão de ser finalizado até dia 23 de julho, conforme o edital.

No final de abril, o titular da SDA, secretário Moisés Braz, publicou a portaria nº 091/2023, que nomeou a comissão especial que vai coordenar o processo de seleção de propostas para celebração de parcerias com as organizações da sociedade civil visando a execução do Programa Ceará Sem Fome, conforme o edital nº 002/2023 da SDA.

Compõem a comissão Juliana Lima de Freitas, Maristela Calvário Pinheiro, Mônica Maria Macedo de Sousa Santos, Gil Filipe Cavalcante Medeiros e Taumaturgo Medeiros dos Anjos Júnior. “Após a análise das manifestações de interesse por este grupo que foi capacitado, a comissão especial vai fazer a validação dessas análises, e o processo continua nas etapas seguintes”, conclui Regma Queiroz.