Seduc desenvolve projeto que incentiva estudantes a adotarem hábitos alimentares saudáveis

13 de junho de 2023 - 15:21 # # # #

Ascom Seduc

A Secretaria da Educação (Seduc) está desenvolvendo, nas escolas da rede pública estadual, o Projeto Educação Alimentar e Nutricional (EAN), com o objetivo fomentar a discussão sobre o tema no dia a dia das unidades de ensino. A iniciativa perpassa o currículo dos estudantes, promovendo a adoção de práticas saudáveis, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional. Nesta quarta-feira (14), às 8 horas, uma das ações do Projeto EAN será realizada na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Estado de Alagoas, na capital cearense.

Na ocasião, a nutricionista Luciana Cardoso, que atua na área da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), ministrará palestra tratando de assuntos como cardápio escolar, alimentos “proibidos”, a importância da higienização das mãos e os cardápios especiais.

O EAN está sendo realizado desde março deste ano nas escolas e a perspectiva é de que, até novembro próximo, chegue a todas as unidades de ensino da rede pública estadual. O projeto atende a uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A finalidade da Educação Alimentar e Nutricional é contribuir para que os alunos continuem a crescer com saúde e possam desfrutar da vida com disposição, energia e entusiasmo. Promover a alimentação saudável é contribuir para o bem-estar do indivíduo, levando os adolescentes a compreenderem que a alimentação de qualidade é indispensável ao desenvolvimento físico e intelectual.

Neste sentido, o projeto proporciona momentos de reflexão que servem como ponte para mudanças de hábitos, sensibilizando não apenas estudantes, mas também seus núcleos familiares, tendo na escola o ambiente favorável à sua difusão.

Em âmbito estadual, serão desenvolvidas atividades pedagógicas referentes aos temas identificados como prioritários por cada uma das 23 Regionais de Educação. As ações foram idealizadas levando em conta as necessidades e especificidades encontradas a partir de visitas feitas em 2022 e início de 2023.

Desta forma, serão incentivados hábitos alimentares regionais e culturais saudáveis, utilizando o alimento como ferramenta pedagógica. Além disso, os jovens serão alertados a respeito dos malefícios do desperdício, levando em conta os impactos sociais, ambientais e financeiros gerados.

As dinâmicas em cada escola serão baseadas em atividades lúdicas, degustação, palestras, debates, vídeos, oficinas, folders, dinâmicas e vivências concretas em relação à alimentação saudável X alimentação não saudável.

Serviço

Apresentação do Projeto Educação Alimentar e Nutricional (EAN)
Onde: EEMTI Estado de Alagoas
Avenida Presidente Castelo Branco, 5244 – Barra do Ceará, Fortaleza-CE
Quando: quarta-feira (14), às 8 horas