Corpo de Bombeiros atendeu 876 ocorrências com gases inflamáveis em 2023

14 de junho de 2023 - 09:39 # # #

Ascom CBMCE - Texto e fotos

O Corpo de Bombeiros atendeu 876 ocorrências com gases em 2023. O número reflete os resultados dos cinco primeiros meses do ano e é superior aos mesmos períodos dos anos de 2022 e 2021, quando foram atendidas 831 e 754 ocorrências, respectivamente.

Ainda conforme o balanço da corporação, em 2022, foram atendidas 2.118 ocorrências com gases, número superior ao anos de 2021, 2020 e 2019. Quando atendemos 1.624, 1.957 e 2.092 ocorrências, respectivamente. Nesse sentido, os gases mais comuns nesse tipo de ocorrência são: o gás natural, carbônico, nobre, combustível, metano e butano.

Mais uma ocorrência de vazamento de gás de cozinha

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares por volta das 21h56 da última quinta-feira (8). Imediatamente, a 1ª Companhia do 2º Batalhão se deslocou até a Rua Ouro Branco, no bairro Coqueiral.

De acordo com a 1º tenente Kharita Waleska Costa Viana, “ao chegarmos no local, o botijão de gás já se encontrava na Rua. Assim, verificamos que o ringue, que é um anel de vedação, se encontrava desajustado. Nós o ajustamos e colocamos o botijão no seu local, além de orientarmos a proprietária do imóvel”, relatou a comandante de socorro.

Um pouco mais sobre o gás de cozinha

Em suma, o gás de cozinha é composto basicamente pelos gases propano e butano, além da adição de um composto de enxofre para dar o cheiro que serve como aviso. O gás de cozinha é o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), mas essa sigla também pode significar Gás Líquido Pressurizado. Esses nomes indicam a origem e algumas características do gás de cozinha, isto é, sua origem é o petróleo; ele está líquido dentro do botijão de gás; e é submetido a elevadas pressões (3 a 15 kgf/cm2) e isso faz com que adquira a forma líquida.

Na foto se observa que a base do botijão de gás está com gelo, como isso é possível?

No botijão de gás de 13kg, cerca de 85% do gás está em estado líquido e 15% em estado gasoso. Por isso, nunca se deve deitar o botijão de gás, pois se o gás em fase líquida for expelido pode provocar acidentes muito sérios. Contudo, quando este gás vaza para o ambiente ocorre a vaporização, nome dado à transformação física do estado líquido para o estado gasoso.

No entanto, este gás no ambiente inicia uma troca de calor. Como consequência, a superfície do botijão esfria e passa a condensar o vapor d’água presente no ar, dando a impressão de que o botijão está transpirando. Estes fenômenos são perigosos e podem ensejar uma explosão ambiental caso haja uma fonte de ignição (calor) próximo a este vazamento. Todo o cuidado é pouco.

O gelo se concentrou na parte mais baixa do botijão de gás, pois o gás butano é mais pesado do que o ar.

Dicas que salvam vidas e protege patrimônios

Após cinco anos de uso, recomenda-se a troca do registro e da mangueira de gás, com o intuito de evitar possíveis vazamentos e riscos de acidentes.

Além disso, na aquisição do botijão de gás, é importante verificar se ele apresenta amassados, ou pontos de ferrugem, pois estes indicam a possibilidade de vazamentos estruturais.

Em suma, nesses casos, não receba o botijão e peça para trocar imediatamente.