Cuidados Paliativos: HGF recebe programa de consultoria do Hospital Sírio-Libanês

14 de junho de 2023 - 16:42 # # # #

Felipe Martins - Ascom HGF

Objetivo do projeto é capacitar a equipe de profissionais do HGF no atendimento a pacientes com doenças crônicas e/ou que ameaçam a vida

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebeu, na última semana, uma equipe de consultoria do Hospital Sírio-Libanês (HSL) para dar início ao Programa de Cuidados Paliativos no SUS – Atenção Hospitalar, Ambulatorial Especializada e Atenção Domiciliar. O objetivo do projeto é capacitar a equipe de profissionais da unidade com metodologias para fortalecer o bem-estar e a dignidade de pacientes com doenças crônicas e ameaçadoras à vida.

Apesar de o HGF já possuir um serviço de CP que atende de forma eletiva e ambulatorial, o equipamento recebe a iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, com a missão de fortalecer a qualificação de profissionais de outras categorias e de serviços da assistência que, atualmente, não possuem vínculo direto com a equipe de CP.

“Todo profissional de saúde pode e deve conhecer conceitos básicos de cuidados paliativos no que diz respeito ao controle de sintomas do paciente e de técnicas de comunicação mais empática e efetiva”, ressalta o consultor do HSL, Gustavo Cassefo. Para o médico, ações que tornam o paciente personagem principal em tomadas de decisão no próprio tratamento reforçam os laços de confiança com toda a equipe e garantem a ele mais dignidade e qualidade de vida.

Coordenadora do serviço de Cuidados Paliativos do HGF, a médica Raisa Carvalho comemora a escolha do Hospital na participação do Programa. “É uma iniciativa que vem beneficiar muito nosso serviço com melhorias não apenas para a assistência, mas também para o ensino de CP entre nossos profissionais”, pontua Carvalho. “Para eles, é um conhecimento que poderá ser compartilhado com outras unidades onde atuam, uma forma de disseminar a melhoria da assistência em todo o estado”, complementa.

Capacitação com foco na humanização

Com vagas abertas para profissionais de toda a equipe multiprofissional do HGF, o cronograma de atividades do programa conta com: curso EAD, com 210 vagas disponíveis, (170 para o serviço hospitalar e 40 para o serviço ambulatorial); workshop, com 35 vagas disponíveis para a equipe multiprofissional (28 vagas para serviço hospitalar e 7 para o serviço ambulatorial); e aulas temáticas com 184 vagas disponíveis a todas as categorias.