Sesa conclui encontros que organizarão fluxos de atendimento a pessoas com transtornos mentais em conflitos com a lei

14 de junho de 2023 - 14:58 # # # # #

Daniel Araújo - Ascom Sesa - Texto
Raiane Ferreira - Foto

Cerca de 200 profissionais que atuam na área da Saúde, Segurança Pública e Justiça da Região de Saúde Norte participaram da oficina

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP) concluíram, nesta terça-feira (13), o ciclo de oficinas para a construção de um itinerário de cuidado ligado à Rede de Atenção Psicossocial à Pessoa com Transtorno Mental em Conflito com a Lei.

Cerca de 200 profissionais que atuam na área da Saúde, Segurança Pública e Justiça da Região de Saúde Norte estiveram reunidos na sede da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Sesa, no último dia 13 de junho.

A partir de uma proposta de trabalho realizada intersetorialmente por meio da atuação de diferentes atores sociais, foi pensado um desenho dos fluxos de atendimento e cuidado das pessoas com transtornos mentais privadas de liberdade na Rede de Saúde do Ceará.

O gerente técnico da Área de Saúde Prisional da Sesa, João Neto, afirma que, nesse momento, é essencial que o Estado esteja organizado para receber essas pessoas, bem como acolher seus familiares. “Por isso entraremos em contato com cada uma das cinco Regiões de Saúde do Ceará para instituirmos esse plano a partir das experiências locais desses territórios”, adianta.

Ainda segundo Neto, a ideia é que um novo ciclo de oficinas seja ofertado especificamente para profissionais do poder judiciário. A capacitação deve ocorrer no segundo semestre de 2023.

O evento resultou em uma proposta de desenho dos fluxos de atendimento e cuidado das pessoas com transtornos mentais privadas de liberdade

Ciclo de oficinas

Iniciadas em maio de 2023, as oficinas contaram com a participação de representantes da Sesa, da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará e do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Os encontros foram compostos por apresentações das Superintendências das Regiões de Fortaleza, do Sertão Central, do Litoral Leste/Jaguaribe, do Cariri e Norte.