Biblioteca Pública realiza lançamentos de diversos títulos em junho

15 de junho de 2023 - 15:15 # # # #

Ascom Bece - Texto

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza lançamentos de diversos títulos, entre eles as obras mais recentes de Ianna N. Rebouças e Adalberto Rebouças Jr; Dora de Paula; Lúcio Flávio Gondim e Antonio Roberto Pinto Júnior.

Alguns lançamentos contarão com a participação da Secretária Executiva da Igualdade Racial do Ceará, Martir Silva, da socióloga e escritora Aci Maia, da escritora Tércia Montenegro, e do professor Cláudio Rodrigues. Com entrada gratuita, os lançamentos acontecem presencialmente. Confira a programação abaixo:

Livro “Quintessência – Marcas de uma geração” de Ianna N. Rebouças & Adalberto Rebouças Jr.

Dia 15 de junho, às 18h

Este é o primeiro de três volumes de uma obra literária fictícia de ação e aventura. A ideia foi concebida a partir de um sonho de um dos autores, Ianna Rebouças e juntamente com Adalberto Rebouças Júnior compuseram o livro. Nesta incrível aventura, conheceremos a história de cinco jovens, amigos desde a infância, forçados a se separar uns dos outros e de seus familiares por conta de um decreto real. A jornada começa quando decidem fazer todo o possível para reverter essa situação, mesmo que isto lhes custe a própria vida. O livro aborda assuntos como: discriminação, preconceito, empoderamento feminino, família, fé, esperança, amor e amizade. Um texto com idas e vindas recorrentes, estabelecendo a não linearidade dos acontecimentos, marca indispensável do escritor investigativo, perspicaz e habilidoso na arte de criar situações enigmáticas.

Livro “Ditos Benditos ” de Dora de Paula
Dia 22 de junho, às 18h

Mediação de Ruth Maria de Paula Gonçalves

Presença da Secretária Executiva da Igualdade Racial do Ceará, Martir Silva, e da socióloga e escritora, Aci Maia

A obra traz poesias sobre o universo feminino, a natureza feminina e a Natureza na sua dimensão maior, espiritualidade e beleza. É uma poesia do cotidiano, na sua grandeza e simplicidade. São 96 poesias, nas quais o leitor facilmente há de se encontrar, uma vez que as dores e as alegrias nossas de cada dia estão traduzidas em palavras e ilustrações com as quais a autora se aproxima de si, do outro e da ideia de Deus. Maria Auxiliadora de Paula Gonçalves Holanda, Dora de Paula, é cearense, atualmente morando entre Fortaleza e Brasília. É arte-terapeuta, compositora e doutora em educação. Já ilustrou livros de outros autores, e participou de coletâneas, sendo Ditos Benditos, seu primeiro livro solo, como escritora e ilustradora. A autora tem mais de 25 poesias musicadas por Calé Alencar, Aparecida Silvino e Joaquim Ernesto. Dessas, algumas estão no livro a ser lançado, Ditos Benditos.

Livro “Corpo de conto: anatomia provisória de Tércia Montenegro” de Lúcio Flávio Gondim
Dia 23 de junho, às 18h

Roda de conversa com a escritora, Tércia Montenegro, e o professor, Cláudio Rodrigues

“Corpo de conto” é um dos produtos do projeto homônimo do IX Edital de Incentivo às Artes do Governo do Estado do Ceará. A publicação da dissertação de Lúcio Flávio Gondim em forma de livro impresso se dá pela Editora Zouk e se debruça sobre a premiada produção de contos da escritora, professora e fotógrafa cearense Tércia Montenegro. O texto de Lúcio Flávio Gondim percorre os caminhos imagéticos dos corpos literários de Tércia sob as perspectivas do Erotismo, Espaço, Tempo, Gênero e Morte. Lúcio Flávio Gondim é artista; doutor em Letras pela Universidade Federal do Ceará; colunista do jornal O Povo e autor de artigos e capítulos de livros

Livro “Justiça ambiental da igualdade formal à material: realidades a desafiar o Direito Brasileiro” de Antonio Roberto Pinto Júnior
Dia 29 de junho, às 18h

A obra propõe-se a desvelar alguns traços da desigualdade encontrados em nossa sociedade, notadamente quanto à imposição histórica dos riscos e dos danos, de modo desproporcional e antidemocrático, a determinados grupos no meio ambiente, riscos e danos oriundos dos tempos coloniais, no caso do Brasil, e desde a construção das sociedades, de modo geral, no mundo. É, portanto, um estudo que possui o objetivo de trazer luz a uma realidade ainda pouco explorada no âmbito acadêmico, mas bastante vivida na realidade cotidiana. O estudo, além de pesquisa bibliográfica, apresenta casos concretos estudados e vivenciados pelo autor, bem como um estudo no âmbito do Direito Comparado, com jurisprudências relacionadas à proteção contra o racismo ambiental, em específico na realidade da Bolívia. O conteúdo da obra lança novos olhares a realidades pouco observadas, trazendo à sociedade uma temática da mais alta relevância, sob os mais variados pontos de vista, seja no campo humano, econômico, social ou filosófico, com uma linguagem jurídica simples, mas inserta no universo do Direito, buscando adentrar todos os ambientes da sociedade brasileira.

Serviço

Lançamentos de livros

Dia 15/06 (Quinta-feira) – Livro “Quintessência – Marcas de uma geração” de Ianna N. Rebouças & Adalberto Rebouças Jr.
Dia 22/06 (Quinta-feira) – Livro “Ditos Benditos ” de Dora de Paula
Dia 23/06 (Sexta-feira) – Livro “Corpo de conto: anatomia provisória de Tércia Montenegro” de Lúcio Flávio Gondim
Dia 29/06 (Quinta-feira) – Livro “Justiça ambiental da igualdade formal à material: realidades a desafiar o Direito Brasileiro” de Antonio Roberto Pinto Júnior

Sempre às 18h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco 255 – Centro, Fortaleza, CE).