Cearaprev usará nova solução para abertura de processos de pensão por morte

15 de junho de 2023 - 15:29 # # #

Ascom Cearaprev - Texto

A partir da próxima segunda-feira (19), a Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev) passará a usar uma nova solução para realizar a abertura e as movimentações dos processos de pensão por morte. Antes solicitadas pelo aplicativo Cearaprev On-line, essas demandas agora migrarão para o sistema de Solução Integrada de Gestão e Automação de Processos (SGEAP).

Funcionando em conjunto com as setoriais dos órgãos/entidades estaduais, o SGEAP irá concentrar as novas solicitações de pensão por morte de forma inteiramente virtual. Desse modo, para abrir o requerimento de pensão os familiares precisarão buscar o órgão de origem do(a) servidor(a) falecido(a). A entidade ficará responsável por anexar todos os documentos necessários e também fornecer um acesso exclusivo para o acompanhamento das movimentações pelos solicitantes.

Na ativa desde 2021, com o cadastro e prova de vida, o aplicativo Cearaprev On-line ganhou a funcionalidade de Pensão por Morte em maio de 2022. Após mais de um ano utilizando-o, a Fundação concluiu que ele não atendia às expectativas, gerando dificuldades que impediam o andamento adequado dos processos. Por esse motivo, a Cearaprev reavaliou a estratégia, idealizando, assim, um novo sistema, o qual trará maior celeridade processual.

A Fundação informa ainda que os processos abertos por meio do aplicativo irão migrar para o novo sistema, e que os solicitantes poderão acompanhar o andamento através do site, dentro da aba Cearaprev On-line. O órgão garante que a migração não irá prejudicar o fluxo processual e que o foco da nova solução é trazer mais agilidade às demandas.