Em visita à fábrica de calçados em Horizonte, governador destaca política de capacitação profissional da unidade

15 de junho de 2023 - 16:30 # # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja e Hiane Braun - Fotos

O governador Elmano de Freitas visitou, na manhã desta quinta-feira (15), a fábrica de calçados Vulcabrás, localizada em Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza. A visita foi guiada pelo presidente da empresa, Pedro Grendene Bartelle.

Durante a visita à Vulcabras, o governador ressaltou a importância da empresa na geração de emprego e renda. “Indústria forte gera mais emprego para os cearenses. Por isso, tenho o propósito de atrair mais indústrias e fortalecer as que já estão instaladas em nosso estado. Tive a satisfação de visitar a fábrica da empresa Vulcabras em Horizonte. A unidade gera 11.100 empregos para homens e mulheres do município e região. Além de garantir trabalho para pais e mães de família, a empresa oferece capacitação profissional e garante o acesso dos trabalhadores ao ensino fundamental e médio em uma unidade instalada em parceria com Sesi dentro da fábrica”, destacou.

O presidente Pedro Grendene Bartelle mostrou todas as etapas de confecção dos calçados. A fábrica é uma sportech global feita por brasileiros, tendo em seu portfólio três marcas consideradas por eles como “fortes e complementares”: Olympikus, Mizuno e Under Armour. Hoje são mais de 18 mil colaboradores divididos em cinco unidades espalhadas pelo Brasil, sendo duas localizadas em Horizonte.

Geração de empregos

O professor Yuri Ferreira é um dos exemplos de profissionalização e geração de emprego, promovidos pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) dentro da empresa. Tendo chegado a Vulcabrás como jovem aprendiz, Yuri agora é professor do laboratório de Costura Industrial.

“Aqui os jovens aprendizes conhecem toda a parte de confeccionar os calçados, sendo capacitados já para o mercado de trabalho. Aqui nós simulamos uma linha de produção, onde eles têm todo o conhecimento de lubrificação e manuseio das máquinas”, explica o professor. Logo após esse período de experiência, os estudantes têm a oportunidade de serem guiados para vagas dentro da própria empresa, dependendo do setor que mais se destacarem.

Quem está ansioso para esse futuro, que já está próximo, é o Leanderson Lima, de 18 anos. Hoje já no papel de liderança, supervisionando os colegas aprendizes, o jovem destaca a importância dessa oportunidade para jovens como ele.

“Aqui eu já desenvolvi grandes habilidades, e estou com uma enorme expectativa de ir trabalhar dentro da empresa e colocar em prática tudo que eu aprendi”, pontuou Leanderson.

Ranna Rayssa, 19 anos, também mostrou-se animada por essa oportunidade. “É bom saber que jovens das comunidades ao redor tem essa oportunidade, saber que estamos aqui aprendendo e já teremos a oportunidade de emprego é importante para o nosso dia a dia e futuro”, concluiu a jovem.