Programa Água Doce realiza curso de capacitação para operadores dos sistemas

15 de junho de 2023 - 16:54 # # #

Ascom SRH

O Programa Água Doce (PAD) leva dignidade e água de qualidade para comunidades rurais por meio da instalação de sistemas de dessalinização. No âmbito da gestão local do programa, cada comunidade indica três pessoas para a função de operador do sistema, onde se faz necessário uma capacitação adequada para o sucesso do funcionamento do sistema.

Entendendo a necessidade de capacitar os operadores dos sistemas de dessalinização, como também os técnicos das Prefeituras Municipais envolvidos na gestão, o Programa Água Doce iniciou o curso “Operadores de Sistema de Dessalinizaçao do Programa Água Doce” para operadores dos dez estados brasileiros que integram o programa. O objetivo do curso é fazer com que os operadores estejam aptos para operar adequadamente o dessalinizador de forma independente e seguindo os procedimentos preconizados pelo Programa.

A modalidade de educação a distância – EAD se apresentou como uma ferramenta de fortalecimento da gestão local do PAD. O curso foi dividido em 6 módulos levando em conta operação, manutenção, funções e objetivos.

No Ceará, os operadores que concluíram o curso são dos municípios de Salitre, Acopiara, Santa Quitéria,Canindé, Pentecoste e Caridade.

Para a técnica do PAD no Ceará, Rosana Frota, o curso foi completo e demorado principalmente por conta das dificuldades com a tecnologia. “O curso ofertado foi em EAD e muitos operadores enfrentaram dificuldades com a plataforma e com a própria internet, mas não desistiram e foram até o final conseguindo a certificação.”

Programa Água Doce

O Programa Água Doce – PAD é uma iniciativa do Governo Federal, implementada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e organizações da sociedade civil. Por meio da instalação de sistemas de dessalinização em comunidades do semiárido brasileiro, o programa visa melhorar as condições de acesso à água de qualidade para consumo humano.

No Ceará, o programa é coordenado pela Secretaria dos Recursos Hídricos e beneficia 252 comunidades de 44 municípios.