29ª edição do Fórum Regulação e Cidadania tem efetiva participação da sociedade

16 de junho de 2023 - 16:21 # # #

Ascom Arce - Texto

Por toda a manhã desta sexta-feira, 16, a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) realizou a 29ª edição do Fórum Regulação e Cidadania, cujo tema principal focou na “Regulação da Arce no Serviço de Resíduos Sólidos do Cariri (Comares-Cariri)”. O evento, que aconteceu no auditório da Agência Cearense, foi aberto pelo presidente do Ente Regulador, em exercício, João Gabriel Rocha, e contou com a participação de representantes de entidades públicas e universitários, além de servidores e técnicos da Agência Cearense.

Durante a abertura do Fórum, Rocha fez questão de salientar a importância da regulação de resíduos sólidos, principalmente por ser um tema que versa sobre a qualidade de vida da população. “Realizar esse evento na mesma semana em que assinamos o contrato de concessão com a empresa que fará o manejo de resíduos no Cariri é uma feliz coincidência. A Arce abraçar esse desafio, que é a regulação e a fiscalização de resíduos, traz mais um cenário desafiador para a Agência. Ficamos felizes em afirmar que nossos técnicos já têm expertise para lidar com os obstáculos que virão. Com toda certeza, obteremos êxito”, complementou João Gabriel.

Na sequência, o diretor administrativo e financeiro da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), Carlos Roberto Oliveira, compartilhou as experiências e os desafios da Agência Paulistana no segmento de resíduos. De acordo com o Gestor da Ares-PCJ, o grande desafio da área de resíduos sólidos não está relacionado ao planejamento, mas sim à prática. “Precisamos saber como o papel da regulação pode fazer a diferença nesse processo”, enfatizou.

Logo depois, o analista de regulação da Arce, Alceu Galvão, apresentou a matriz de responsabilidades do Ente Regulador, repassando a fala para o secretário-executivo do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Vale do Jaguaribe (CGIRSVJ), Igor Bento de Oliveira; o secretário-executivo do Consórcio Municipal para Aterro de Resíduos Sólidos (COMARES – Crato), Francisco de Brito Lima Junior; o presidente da Associação dos Gestores Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), e superintendente do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Metropolitana B (CPMRS/RMB), Elano Damasceno. Os gestores debateram sobre o tema sob a perspectiva da regulação no Estado do Ceará.

Assista o evento, na íntegra