Bece implanta um novo software para gestão de acervo

16 de junho de 2023 - 10:10 # # # # #

Ivy Ariane Teixeira - Ascom Bece - Texto
Gandhi Guimarães - Foto

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, implantou um novo software de gestão do seu acervo que contempla mais de 100 mil volumes disponíveis para consulta e grande parte para empréstimo.

O software traz uma maior agilidade e modernidade para a gestão do acervo da Bece, além de facilitar o atendimento ao usuário, bem como demais serviços internos. A diretora da Bece, Enide Vidal, afirma que “com o novo sistema de gerenciamento de acervos, o usuário terá uma maior facilidade em pesquisar os títulos e autores. O sistema também oferece uma série de dados importantes sobre a quantidade e o perfil de livros emprestados, além de outras métricas que utilizaremos para conhecer melhor o nosso público e assim trabalharmos para atendê-los da melhor forma”.

As novas vantagens

• Pesquisas mais simples, ágeis e intuitivas por título, autoria, assunto, série, editora e ISBN/ISSN;

• Acessibilidade para pessoas com deficiência visual e dislexia;

• Registro no histórico de movimentações e seleção de buscas;

• Referências bibliográficas simplificadas para cópia e aplicação em trabalhos acadêmicos.

APP

Uma outra novidade é que o usuário poderá pesquisar o título desejado, além de renovar e consultar o seu histórico através do seu celular. É só baixar gratuitamente o app SophiA Biblioteca nas lojas de aplicativos do smartphone, procurar por Biblioteca_Bece, fazer o login e acessar todos os benefícios. O aplicativo também oferece acesso à carteira virtual do usuário.

A Superintendente da Bece, Suzete Nunes, complementa: “o novo software traz novas funcionalidades e melhorias no uso do Acervo, possibilitando a consulta e reserva de livros on-line, por aplicativo no celular, e passa a oferecer recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e de baixa visão, ampliando o alcance de pessoas atendidas. A implementação deste novo software de gestão de acervos é mais um passo importante na qualificação dos serviços da Biblioteca Pública Estadual do Ceará, no sentido de torná-la ainda mais democrática e inclusiva”.

Bibliotecas virtuais

Com o objetivo de facilitar o conhecimento e o acesso dos usuários a acervos não disponíveis fisicamente e em formatos acessíveis, o corpo de bibliotecárias e bibliotecários da Bece selecionou uma lista de bibliotecas virtuais disponíveis gratuitamente, dentre elas: o acervo da Biblioteca Nacional, da Hemeroteca Digital, do Portal Domínio Público, Dorinateca (Biblioteca Digital Dorina Nowill), Rede de Bibliotecas Acessíveis dentre outras.

“Uma das vantagens das bibliotecas virtuais é que elas facilitam o acesso e a inclusão a acervos que por diversas questões não podem ser disponibilizados ou consultados. Orientando o usuário a localizar conteúdos nos mais diversos formatos (PDF, e-book, audiolivro…). Possibilitando assim o desenvolvimento de serviços e produtos de informação acessíveis e consequentemente para a concretização de bibliotecas mais inclusivas”, comenta Isabela Correia, bibliotecária responsável pelo setor de Obras Gerais da Bece.

Além da lista de Bibliotecas Virtuais, a Bece ainda disponibiliza um catálogo com livros de Domínio Público em formato PDF no sistema Biblivre Online. O catálogo da Bece possui 854 títulos de diversos gêneros, contando com clássicos da literatura brasileira e internacional, além de peças de teatro e textos de poesia. O sistema Biblivre Online faz parte da Rede Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará e visa disponibilizar online os catálogos das bibliotecas públicas do Ceará para todo o público.