Impulsionado pelo turismo, Ceará é o único estado do país com saldo positivo no volume de serviços

16 de junho de 2023 - 15:37 # # # # #

Ascom Setur - Texto
Thiago Gaspar - Foto

 Na contramão da redução de 1,6% da média brasileira, o Ceará foi o único estado do país com saldo positivo no volume de serviços. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta quinta-feira (15), o estado apresentou alta de 1% no mês de abril, em comparação com março.

Entre os segmentos apontados pelo IBGE como impulsionadores do desempenho, quatro das seis atividades estão diretamente relacionadas ao turismo. São eles: restaurantes, hotéis, agências de viagens e transporte rodoviário coletivo de passageiros. As demais foram locação de automóveis e serviços de bufê.

Turismo em crescimento

Outro bom resultado para o turismo cearense, de acordo com o IBGE, foi o índice de receita nominal das atividades turísticas. Na comparação com março, abril teve alta de 4%. O resultado ficou acima da média brasileira, elevada em 0,5%. A variação em igual período de 2022 é 9,2%.

Nos últimos 12 meses, a alteração da receita nominal no Ceará é de 37,5%, enquanto a do volume corresponde a 22,2%.

Na avaliação da secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, os números são bastante positivos. “O turismo cearense é, hoje, um dos mais bem ranqueados quando comparado o desempenho da atividade nacionalmente. Isso comprova que é um setor importante para economia do estado e que tem atraído muitos turistas. Identificamos as agências de viagens, transporte rodoviário e restaurantes como segmentos em alta, todos diretamente ligados a nossa atividade. Portanto, é um cenário bastante positivo para o estado, que se mantém em destaque no país”.