Codes/SSPDS realiza novas reuniões de enfrentamento à violência na Capital e em municípios do Estado

17 de junho de 2023 - 10:18 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e foto

A Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) promoveu, nesta semana, mais uma rodada das reuniões nas Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Ceará, em busca de garantir o fortalecimento das redes de apoio e articulação institucional para o enfrentamento da violência e a promoção da defesa social nos territórios. Os encontros aconteceram em Horizonte (AIS 25), Eusébio (AIS 15), Maranguape (AIS 24), Barra do Ceará (AIS 8), Tancredo Neves (AIS 7), Antônio Bezerra (AIS 6), Nova Russas (AIS 16), Crateús (AIS 16) e Ipú (AIS 16).

“As constâncias dessas reuniões são fundamentais para que diversos atores sociais desses territórios possam estabelecer laços de confiança, trocando informações e divulgando serviços comunitários institucionais, além de agendas positivas. E, com isso, possibilitando diagnósticos a fim de garantir maior assertividade na prestação dos serviços públicos em sintonia com as prioridades apontadas pela comunidade”, informou o coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar.

Em Horizonte, a reunião foi realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados, nessa terça-feira (13) e contou com a presença de membros do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS), e de diversas instituições públicas, da Defesa Civil, da Secretarias de Infraestrutura, da Secretaria de Segurança Municipal, da Guarda Municipal, oficiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Durante a noite, a CCDS participou de uma solenidade, no município de Maranguape. No evento, ocorrido no Auditório da Câmara Municipal de Maranguape, a CCDS recebeu o Troféu Fernanda Pinheiro, da Prefeitura Municipal de Maranguape, em reconhecimento à contribuição para a Política de Prevenção ao Uso de Drogas.

Na manhã de quarta-feira (14), o encontro foi no Auditório do Cuca, do bairro Barra do Ceará. Foram expostos os trabalhos sociais voltados às crianças, jovens e adultos do entorno da Vila e Mar e adjacências, apresentando a comunidade através Projeto Social Complexo mais Infância. Já no encontro da AIS do Antônio Bezerra, no Auditório do Colégio da Polícia Militar Edgar Facó, houve o envolvimento do 18º Batalhão e reuniu diversas instituições públicas e privadas, bem como representantes das comunidades dos bairros que fazem parte dessas Áreas Integradas de Segurança e de circunscrição desses batalhões.

Novos conselheiros

Na manhã de sexta-feira (16), ocorreu a solenidade de posse de novos conselhos comunitários, na Escola de Cidadania José Freire Filho, no município de Crateús. A última reunião aconteceu durante a tarde, na Escola Patronato Sousa Carvalho, no bairro Centro, do município de Ipu. Compareceram membros do CCDS, diretores de instituições de ensino, representantes da PC-CE e do CBMCE.

Em todas as reuniões, o CCDS conta com a presença de policiais militares do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE.