Dia Nacional do Químico: a importância da química na investigação criminal

18 de junho de 2023 - 10:55 # # # #

Ascom Pefoce - Texto e foto

Neste dia 18 de junho, é comemorado o Dia Nacional do Químico. Na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), esse profissional é responsável por analisar e identificar substâncias químicas que estejam relacionadas às práticas criminosas. O perito criminal em Química Forense desempenha um papel fundamental na coleta, análise e interpretação de evidências encontradas em locais de crime. Sua experiência técnica e habilidades analíticas ajudam a coletar e interpretar evidências através de métodos químicos, proporcionando uma compreensão mais completa dos eventos e apoiando a justiça na resolução de casos.

Os peritos químicos desempenham diversas atividades essenciais. Dentre elas, destacam-se a pesquisa de elementos químicos em resíduos de disparo de arma de fogo, a identificação dos componentes presentes em objetos metálicos e a verificação de possíveis adulterações e inflamabilidade de combustíveis. Seu trabalho minucioso e especializado contribui para a obtenção de informações cruciais para a investigação e o processo legal, colaborando com a Justiça e garantindo respostas eficientes às demandas da segurança pública.

Laboratório forense

Na Pefoce, os químicos forenses podem integrar diversos núcleos do órgão, mas possuem lotação principal no Núcleo de Química Forense (NUQFO), da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf). Na Calf, os peritos químicos atendem a uma vasta carta de serviços, contando com diferentes tipos de perícias, que englobam verificações de adulteração ou falsificação em diversos produtos químicos, como bebidas alcoólicas, perfumes e combustíveis, identificação de substâncias inflamáveis, explosivos, análises de água, de agentes químicos, como o álcool em gel, e físico-descritivas, exames de constatação de objetos metálicos, metalográfico e residuográfico, além da pesquisa de fluido biológico humano em locais de crime utilizando luminol.

As análises podem ser realizadas em amostras enviadas ao laboratório, ou coletadas diretamente em suspeitos e vítimas, como por exemplo, o exame residuográfico para comprovar disparo de arma de fogo. Os materiais que chegam ao laboratório para serem analisados são os mais diversos possíveis: combustíveis, explosivos, perfumes, metais, bebidas alcoólicas, entre outros insumos e substâncias de formulação química. Essas perícias são realizadas seguindo padrões e procedimentos técnico-científicos e resultam em laudos que são enviados para as autoridades solicitantes.

Tecnologia

A Pefoce é um dos institutos do eixo Norte-Nordeste que mais tem investido em tecnologia. Com a aquisição de equipamentos como o microscópio eletrônico de varredura (MEV), raman portátil, espectrômetro de fluorescência de raio-x, espectrofotômetro de UV-visível, densímetro portátil e ponto de fulgor automático, a Pefoce passou a realizar procedimentos mais complexos e precisos em análises químicas.

Segundo o perito químico, Magnum Augusto, o MEV faz a leitura automatizada e consegue identificar todas as partículas que estão presentes que foram coletadas nas mãos do suspeito. “Esse equipamento consegue gerar uma imagem de alta resolução e ainda realiza a análise de composição química de todas as partículas que foram coletadas. Então, dessa forma é possível fazer uma análise rápida e moderna para identificar se aquele suspeito efetuou ou não o disparo de arma de fogo”, explica.

As principais perícias realizadas hoje por esses profissionais são o exame residuográfico, que consiste na pesquisa de elementos químicos em resíduos de disparo de arma de fogo; o exame de constatação de objetos metálicos, a fim de identificar a composição de uma liga metálica; e a identificação de combustíveis, verificando possíveis adulterações e poder de inflamabilidade.

É importante ressaltar que o trabalho do perito criminal químico não se limita apenas a cenas de crime. Eles também podem ser chamados em casos de incêndios, acidentes químicos, identificar adulteração de bebidas e combustíveis, casos de envenenamento, entre outros eventos nos quais a análise química seja relevante. O trabalho desses profissionais é importante para a busca da verdade e da justiça, fornecendo um suporte científico fundamental para os processos de investigação criminal.

A Pefoce parabeniza todos profissionais que dedicam suas vidas e suas carreiras a esta fascinante ciência e contribuem para a elucidação de crimes em nosso Estado.