Novos médicos intensivistas são recebidos no Hospital Infantil Albert Sabin

19 de junho de 2023 - 16:50 # # # #

Ana Lídia Coutinho - Ascom Hias

Pediatras intensivistas passarão a incorporar a UTI do novo Centro de Emergência

Nesta segunda-feira (19), os novos médicos intensivistas incorporados ao regime estatutário do Governo do Ceará foram recebidos no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), referência na assistência pediátrica de alta complexidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Os profissionais passam a atuar no novo Centro de Emergência da unidade, integrando a equipe da Unidade de Terapia Intensiva, no intuito de ampliar o serviço de estabilização e acompanhamento de crianças e adolescentes em estado grave.

Para a diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, o chamamento antecipado dos intensivistas é fundamental, diante das atuais necessidades assistenciais.

“Mesmo realizando a maior rotação de leitos possível, o chamamento antecipado possibilita a duplicação da capacidade da nossa nova UTI. Com a chegada desses profissionais capacitados, esperamos que mais crianças gravemente enfermas possam ser atendidas, e isso fará muita diferença na nossa unidade”, declara.

A chegada dos médicos da Sesa corrobora para que o serviço público hospitalar terciário chegue com maior qualidade para a população, conforme destaca a coordenadora das UTIs do Hias, Vládia Sampaio.

“A criança internada possui um médico exclusivo para ela, 24 horas, assim como serviços de enfermagem e fisioterapia, por exemplo. Além disso, a UTI conta com equipamentos ultra tecnológicos para monitorização e antecipação às gravidades”, detalha.

A médica Luana de Queiroz já atuava no Hias e inicia novo ciclo de trabalho, após tomar posse como estatutária pela Sesa

A médica intensivista Luana de Queiroz, que realizou sua residência em pediatria pelo Hias e já atuava na unidade como cooperada, agora inicia um novo ciclo de trabalho após tomar posse como estatutária.

“É apaixonante trabalhar aqui, além de ser uma oportunidade para nós, como médicos, para atender a atual necessidade dos pacientes, e para que o estado possa assegurar a maior quantidade de leitos. É uma sensação muito gratificante”, afirma.

Convocação

A convocação dos oito médicos pediatras intensivistas que atuarão no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) foi divulgada no dia 19 de maio deste ano. No dia 7 de junho, ocorreu o ato de posse dos novos profissionais, na Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Ao todo, dois mil aprovados serão chamados pela Sesa ainda neste ano. Além dos convocados no mês de maio, as novas vagas estarão distribuídas nos meses de setembro (600) e novembro (800). Os demais serão chamados até 2026, respeitando o período de validade do certame, homologado em 2022. Serão mais 1.000 convocados em 2024, 1.000 em 2025 e 1.311 em 2026.

As dúvidas sobre o processo poderão ser encaminhadas ao e-mail concursados.sesa@saude.ce.gov.br. Todas as informações referentes ao concurso estão na página oficial da Sesa.