Projeto da Seinfra concorre a Troféu Painel, na área de Energia e Transportes

20 de junho de 2023 - 17:01 # # # #

Ascom Seinfra - Texto e Foto

O projeto de implantação de sistemas fotovoltaicos em 32 escolas públicas do Estado do Ceará concorre ao Troféu Painel, uma premiação que destaca profissionais, empresas e órgãos governamentais, que desenvolvem projetos de infraestrutura de energia e de transporte. O troféu é uma realização do Instituto Besc de Humanidades e Economia. A votação está aberta e segue até o dia 30 de junho (sexta-feira), no site.

A ação do Governo do Ceará, desenvolvida por meio da Secretaria da Infraestrutura em parceria com a Secretaria da Educação, visa estimular a geração de energia baseada em fontes renováveis e incentivar a sustentabilidade no ambiente escolar.

“Estamos muito felizes com essa indicação, pois o projeto das escolas é uma iniciativa muito nobre e eficiente, visto que faz parte das ações da atual política de sustentabilidade energética do Governo do Ceará. Além de trazer eficiência energética para escolas, a instalação dos sistemas fotovoltaicos significa redução de custos com energia elétrica, promovendo economia para o Estado”, celebrou o secretário da Infraestrutura, Antonio Nei.

“O Ceará é pioneiro na instalação dos módulos fotovoltaicos em escolas públicas. A implantação dos sistemas fotovoltaicos em nossas escolas, além de promover a economia nas contas de energia, contribui com a sustentabilidade ambiental”, destacou a secretária da Educação, Eliana Estrela.

A estimativa de economia nas contas de energia elétrica, quando todas as 32 escolas estiverem com os sistemas em funcionamento, é de aproximadamente R$ 1 milhão, por ano. Os recursos investidos, no valor de R$ 8,8 milhões, são do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará (FIEE), administrado pela Seinfra.

Das 32 escolas, 29 já estão gerando energia solar. As outras três instituições estão em fase de conclusão de implantação dos sistemas. As usinas contam, ao todo, com 3.500 placas solares.

A implantação dos sistemas fotovoltaicos é resultado da atual política energética do Estado, que prioriza as fontes renováveis de energia, contribuindo com a sustentabilidade ambiental. Também atende uma das premissas do Governo do Estado que é de que todo prédio público contemple o uso de fonte renovável e eficiência energética, proporcionando mais economia nas contas de energia, expandindo a capacidade de geração própria e contribuindo para a modernização das instalações elétricas dos órgãos e entidades da administração pública.