XXIII Ceará Junino: Quixeramobim e Nova Russas recebem programação dos festejos regionais de 22 a 24 de junho

21 de junho de 2023 - 10:37 # # # # #

Ascom Secult - Texto
Thiago Matine - Foto

Os municípios de Quixeramobim e Nova Russas recebem, nos dias 22, 23 e 24 de junho, os Festejos Regionais do Ceará Junino. Até o mês de julho, o Ceará terá mais de 21 Festejos de norte a sul, de leste a oeste, no litoral, na serra e no sertão. Resultado de uma política permanente de patrimônio cultural e memória da Secretaria da Cultura, o Ceará Junino neste ano traz como tema “Faustos e Felizes no Mar do meu Sertão”, uma homenagem ao compositor, arquiteto, urbanista e poeta cearense Fausto Nilo. A ação apoia 136 projetos de quadrilhas juninas em todo o estado, assim como a realização de 21 Festejos Regionais e do Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino 2023.

Lançada no último dia 16, com uma festa que reuniu toda emoção dos festejos juninos no Complexo Estação das Artes, equipamento da Secult, a 23ª edição do Ceará Junino chega nesta quinta (22) ao município de Quixeramobim, para o Festival Regional Sertão Central Maravilha Junino – A Resistência de Conselheiro e as Brincadeiras Populares de Mestre Piauí, com atividades realizadas até sexta (23), a partir das 19h, na Quadra Poliesportiva, Francisco Sollon Nogueira.

A primeira noite do Festival Regional contará com a Feira de Comidas Típicas e artesanato regional, apresentações do Boi Estrela (Mestre Piauí) e das quadrilhas Cultura Nordestina (de Irapuam Pinheiro), Luar do Sertão (de Senador Pompeu), Sol do Meu Sertão (de Quixeramobim) e Cumpade Sollon (Solonópole). Já no segundo dia, 23, será a vez das apresentações da quadrilha Explosão Junina (de Quixadá), Arraiá do Conselheiro (de Quixeramobim), Luar Serrano (de Ibaretama), Fulô do Sertão (de Senador Pompeu).

Quem também recebe o 23º Edição do Ceará Junino é a Capital do Crochê, Nova Russas, com o Festival Regional Sertão de Crateús, que inicia dia 23 e segue até o dia 24, com apresentações no Parque da Cidade (Av. Alípio Gomes – Centro), a partir das 18h. No primeiro dia de atividades o público poderá conferir as apresentações das quadrilhas Junina Jovem (Monsenhor Tabosa), Brilho do Sertão (Tamboril), Alegria do Sertão (Ipueiras), Paixão Junina (Crateús), Rosa Branca (Santa Quitéria), Paixão Cearense (Ipueiras), Raízes da Terra (Independência). O segundo e último dia em Nova Russas, 24, contará com a presença das quadrilhas Arraiá da Criançada (Monsenhor Tabosa) Quadrilha infantil, Asas do Sertão Quadrilha de Cultura Camponesa, Força Jovem, Explosão Junina (Nova Russas), Rossa Roça (Hidrolândia), Raios de Sol (Novo Oriente), Emoção Junina (Nova Russas), Fulô da Terra (Santa Quitéria), Caminhos do Sertão (Santa Quitéria).

Movimento Junino

“O Junino é o movimento que tem mais força e presença de todos os estados do Nordeste, e que estão ao longo dos meses de junho e julho festejando e celebrando essa tradição que faz parte da nossa história, da nossa cultura. Estávamos há duas semanas na festa de Santo Antônio, em Barbalha, abrindo os festejos juninos do Nordeste do Brasil. Uma festa bonita, cheia de cor, cheia de dança e de muita alegria. A sequência, é com o Festejo Ceará Junino, mas com muitos outros movimentos que acontecem em diversos municípios do Ceará”, ressaltou a secretária Luisa Cela.

23ª Edição

O XXIII Ceará Junino é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secult. Conta com parceria do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu e produção da Assum Preto Produções.

Já entre os dias 27 a 30 de julho é realizado, na cidade de Quixeramobim, o Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino 2023. Cuida!

Serviço

Confira aqui o calendário dos Festejos Regionais do 23º Ceará Junino