Fóssil Ubirajara jubatus ficará exposto no Crato até próxima terça-feira (27)

22 de junho de 2023 - 15:31 # # # # # # #

Ascom Casa Civl - Texto
Ascom URCA - Fotos

A Universidade Regional do Cariri (Urca), através do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, iniciou nesta quinta-feira (22) a exposição do fóssil Ubirajara jubatus. A relíquia ficará à disposição da comunidade, até a próxima terça-feira (27), no auditório do Geopark Araripe, no município do Crato. O objetivo é a popularização cada vez maior das riquezas fossilíferas do Ceará, atraindo assim turistas, estudantes, cientistas e interessados em geral.

Para o diretor do Museu Plácido Cidade Nuvens, Allysson Pinheiro, a exposição da relíquia cearense representa uma grande oportunidade para fortalecer o tema diante da comunidade acadêmica e do público como um todo. “Esse período do Ubirajara na Urca é uma oportunidade para que possamos aproximar a comunidade acadêmica ao tema, a sua importância científica e como isso pode ser um motor de desenvolvimento da região. Iremos explorar também os aspectos relacionados ao fóssil e a sua representatividade para a Bacia do Araripe”, disse.

As visitas ao fóssil devem ser agendadas pelo telefone (88) 99942 0674.

Trajetória

Levado ilegalmente da Bacia do Araripe para a Alemanha há quase três décadas, o fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus voltou ao Brasil após longa espera e batalha diplomática. A relíquia foi repatriada oficialmente no dia 12 de junho, chegando ao Ceará na última semana.

Ubirajara é a primeira espécie não-aviária de dinossauro encontrada com material semelhante a penas preservado na América Latina, sendo assim considerada um marco na Paleontologia. A sua importância e história movimentou brasileiros e pessoas de outras nacionalidades, popularizando a hashtag #UbirajaraBelongsToBR nas redes sociais. As negociações para a devolução do material envolveram o Itamaraty, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Embaixada da Alemanha, em Brasília.