No PPA do Vale do Jaguaribe, propostas sobre agricultura familiar e segurança pública ganham destaque

22 de junho de 2023 - 15:46 # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Fotos

A vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, representando o governador Elmano de Freitas, e a primeira-dama Lia de Freitas participaram das discussões em Morada Nova

Pensando em fortalecer a cidadania e garantir um canal mais próximo ao cearense, o segundo encontro do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024- 2027 foi realizado nesta quinta-feira (22), desta vez em Morada Nova. A vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, esteve presente – representando o governador Elmano de Freitas – junto à primeira-dama Lia de Freitas. Elas ouviram as propostas para a região do Vale do Jaguaribe.

“É muito importante que quem toma as decisões escutar a população. É muito importante andar as 14 regiões do Estado fazendo esse processo de escuta. O governador Elmano tem orientado todo nosso secretariado a fazer esse diálogo nesse processo de planejamento, que irá dizer onde vamos aplicar nossos recursos. Quem planeja escutando, erra menos”, afirmou a vice-governadora do Ceará, Jade Romero.

A primeira-dama Lia de Freitas também frisou a importância de políticas públicas que são originadas em encontros como este, por isso é tão importante a mobilização para a participação da população. “Temos que mobilizar as pessoas para participar não só esse primeiro passo, mas em todo o decorrer do processo para continuarmos avançando. Esses cinco meses [de Governo] têm sido um desafio, mas continuamos com a missão de dar continuidade a políticas públicas já existentes e avançar”, ressaltou.

Dar voz à população

Durante o dia foram criadas seis rodas de debate, onde foram discutidos diversos assuntos, tendo destaque para os grupos que englobaram assuntos, como agricultura familiar e segurança pública – principalmente, temas direcionados a mulheres.

Representando o grupo que debateu assuntos como assistência social, segurança pública e inclusão social – um dos com a maior participação popular do PPA de Morada Nova – Thiago Mendes, destacou a relevância de encontros como esses para a população.

“Eu acho que esse debate é muito importante. Eu estou sendo apenas o porta voz de um grupo, mas todos aqui tem demandas necessárias. E com esse trabalho, do Governo do Estado, de ouvir, eu tenho certeza que a gestão 2024 – 2027 vai ser uma gestão que vai saber mais da realidade do povo”, comentou. O jovem, como porta-voz, trouxe propostas para a segurança pública, como a melhoria de políticas de atendimento a mulheres que sofreram algum tipo de violência.

A agricultura familiar também foi bastante debatida no encontro, nas mais diversas esferas, desde a assistência social à infraestrutura. Deiziane Lima, analista de sistemas, debateu sobre esse tema. “Queremos melhorias para homens e as mulheres do campo, porque são essas pessoas lutadoras que estão todos os dias, no sol quente, batalhando, para colocar comida na nossa mesa”, enfatizou a jovem.

Entre as propostas com a maior demanda, estão a Ceasa do município de Russas e o fortalecimento de programas de apoio à agricultura familiar.

A secretária de Planejamento e Gestão do Ceará – pasta responsável pelos encontros regionais -, Sandra Machado, destacou a relevância dessa exposição de propostas, e assim, a escolha conjunta, para os próximos anos de gestão.

“O PPA é um documento que é construído com muito critério, seriedade e cuidado. Ele será construído, encaminhado à Alece, será votado e se torna lei. E aí, ele é obrigação para todo o Governo, pois temos que fazer o que a lei determina”, pontuou a secretária. “Fico muito grata a cada um que se disponibilizou a vir até aqui, construir uma nova realidade”, completou.

Plenárias Regionais

Serão realizados outros 12 encontros regionais com sede nas cidades de Granja, São Benedito, Sobral, Itapipoca, Pedra Branca, Tauá, Tamboril, Icó, Crato, Beberibe, Canindé e Fortaleza. Os eventos ocorrerão entre os meses de junho e julho deste ano.

O prefeito de Morada Nova, Wanderley Nogueira, ressaltou a importância que é, para um município, receber uma plenária como esta. “É um momento ímpar, muito importante para o Vale do Jaguaribe ter esse encontro hoje para nos planejarmos para os próximos quatro anos. Vi todas as demandas com muita atenção, e algumas já até estamos no começo, mas em uma menor escala. A gente sabe que o município é muito limitado do seu recurso, mas estamos aqui [juntos] pensando e planejando para ter recurso para colocar em prática”, comentou.

No evento desta quinta-feira, além de Morada Nova, também foram ouvidas propostas dos moradores dos municípios de Palhano, Russas, Quixeré, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Alto Santo, Jaguaribe, Jaguaretama, Jaguaribara, Iracema, Potiretama, Pereiro e Ererê.

Plataforma digital

Além dos encontros presenciais, onde haverá o diálogo sobre os problemas e as potencialidades de cada região, os cidadãos cearenses também podem contribuir com a construção do PPA 2024-2027 de forma virtual.

Dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará.

Ao entrar no site, o cidadão poderá priorizar até seis temas que considera mais importantes para sua região, escolher uma diretriz prioritária dentro de cada tema e sugerir até três novas propostas.

Presentes

Também estiveram presente no evento, para ouvir a população e participar das rodas de debate, a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; o titular da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque; o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro; a titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro; a secretária da Igualdade Racial; Zelma Madeira; o assessor Especial da Chefia de Gabinete, Nelson Martins; o assessor Especial de Relações Institucionais, Walter Cavalcante; a secretária da Educação, Eliana Estrela; a secretária da Juventude, Adelita Monteiro; o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Klênio Savyo; o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Proteção Social (SPS), Sandro Camilo; o superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), João Alfredo; e outras autoridades.