População de Quiterianópolis recebe novo Cras e cartões do Ceará Sem Fome

22 de junho de 2023 - 16:00 # # # # # #

Ascom SPS - Texto e Fotos

A população de Quiterianópolis, na Região do Inhamuns, recebeu na manhã desta quinta-feira (22), um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e os cartões do programa Ceará Sem Fome. As entregas fortalecem a política de Assistência Social e o combate à fome da população em situação de vulnerabilidade social do município. A entrega foi realizada pela titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, pelo secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, e pela prefeita da cidade, Priscilla Figueiredo.

Usuária dos serviços do Cras, Maria do Rosário Cordeiro do Nascimento destacou o benefício que a nova estrutura trouxe à população. “Pra gente, usuária dos serviços assistenciais, o novo Cras é uma obra belíssima, presente maravilhoso pra nós de Quiterianópolis. As instalações são excelentes. Tem mais espaço, mais salas para acolher a todos, com serviços para crianças, adolescentes, idosos. O Governo do Estado e a prefeitura estão de parabéns. É um presente para nós!”, comemorou.

Onélia Santana destacou o significado do novo equipamento à população. “O Cras vai beneficiar e fortalecer a política de Assistência Social. É um equipamento com estrutura nova, ampla e adequada para atender as crianças e as famílias. Pronto para acolher o Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e todos os demais projetos sociais desenvolvidos pelo Governo do Estado”, ressaltou. “Esse CRAS é para vocês, aproveitem”, declarou ao inaugurar o equipamento.

A secretária lembrou dos projetos sociais desenvolvidos pela SPS, em Quiterianópolis, com apoio do Município. “O apoio da população, a parceria e a força dos municípios têm sido muito importantes. Elas nos permitem desenvolver vários projetos sociais aqui”, agradeceu Onélia Santana, ao citar programas como Vale Gás Social, Cartão Mais infância, Ceará sem Fome, Criança Feliz.

Beneficiária do Cartão Ceará sem Fome, a quilombola, Antônia Rosilene do Nascimento Nazário explicou o que representa receber o Cartão Alimentação. “Esse cartão chegou em boa hora. Hoje, lá em casa, tá sem nada para comer. Minha família é grande. Somos nove pessoas, têm os meus filhos e mais quatro sobrinhos que moram comigo e meu marido. Estou muito feliz e mais aliviada, agora”, agradeceu.

A prefeita Priscila Figueiredo também enalteceu a parceria entre o Estado e o município, por meio da SPS. “Agradecemos ao Governo do Estado e à secretária Onélia pela parceria e pelo trabalho pioneiro à frente da Assistência Social”, ressaltou ao citar os 7.600 vales gás e 102 cartões Ceará sem Fome distribuídos.

A população beneficiada pelo programa Ceará Sem Fome receberá R$ 300, mensalmente, para comprar alimentos, preferencialmente produzidos pela agricultura familiar e vendidos em pequenos comércios. Ao todo, são mais de 40 mil famílias e 200 mil pessoas beneficiadas no Estado, todas selecionadas mediante critérios analisados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Estrutura do Cras

O Cras de Quiterianópolis está instalado no Loteamento Alto Brilhante. Implantado pela SPS, por meio do Proares III, o novo equipamento tem capacidade para atender 700 pessoas, com serviços, programas e benefícios socioassistenciais. Na construção e estruturação foram investidos R$ 1.813.326,78, com recursos do Governo do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

As instalações contam com recepção, secretaria, coordenação, arquivo, salas de atendimentos coletivo e individualizado e de serviços de convivência, palco externo e arquibancada, banheiros masculino e feminino e com acessibilidade, refeitório, cozinha, despensa, área de circulação, depósitos de alimentação e casa da bomba d’ água, gás de cozinha, lavanderia e lixeira.