“Meu primeiro São João”: bebês internados no HGWA recebem sessão fotográfica com temática junina

23 de junho de 2023 - 11:36 # # # #

Ascom HGWA - Texto e Fotos

Bandeirolas, vestido de chita e estampa xadrez. Esses foram alguns dos elementos que tiveram espaço na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), nesta quinta-feira, 22. O motivo foi bem especial: uma sessão fotográfica com o tema de São João com os bebês internados na unidade.

A ação, promovida pela equipe do Hospital, contou com a participação dos pequenos, todos com a devida autorização de cada responsável. Os bebês estão internados no berçário médio risco e na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e têm a liberação dos profissionais da saúde para o ensaio.

Cada um cuidou de alguma forma para tudo dar certo. A técnica Helenilce Nunes, por exemplo, trouxe algumas roupinhas feitas pela mãe, exclusivamente para a sessão. “Trouxe alguns vestidinhos e gravatinhas para enfeitar e deixar cada foto com a cara do São João, época que algumas mães gostariam de aproveitar em casa, com seus filhos, mas estão, por enquanto, cuidando dos bebês no hospital”, diz a técnica.

A dona de casa Maria Albany Simplicio, mãe do pequeno José Raikson, de apenas 22 semanas, ficou bastante satisfeita com a sessão. “É muito bom para que tenhamos o registro desse dia, ter a lembrança de quando ele estava internado e que também tiveram momentos felizes”, afirma.

A psicóloga Renata Viana explica a importância em proporcionar momentos especiais, que saem um pouco do ambiente hospitalar, gerando momentos que ficarão para sempre na memória de alegria das famílias.

“É importante que essas mães se sintam pertencentes a esse ambiente, podendo estar junto e cuidando. Esses momentos lúdicos fazem com que elas possam conviver e que mexam com as emoções positivas, de poderem ver a filha ou o filho participando. É essa junção de um momento delicado, mas também que elas possam celebrar uma data”, detalha.

A médica neonatologista Juliana Tiburtino do HGWA reforça que o principal objetivo é oferecer um momento de ternura e boas recordações entre a criança e seus familiares.

“É a humanização de uma forma geral de cuidados com os bebês. Queremos engajar a mãe, que, se estivesse em casa, provavelmente estaria comemorando com a família. Nesse momento oportunizamos para que seja feito dentro da unidade e através disso ela recorda bons momentos dentro do hospital”, afirma.